Como encontrar e comprar brinquedos colecionáveis?
Eduarda Alves de Paiva
• 4 min de leitura
Uma categoria popular de itens colecionáveis são os brinquedos infantis. Esteja você procurando brinquedos da juventude ou construindo uma coleção de brinquedos a partir de hoje, você deve ter cuidado com onde comprar seus itens. Aqui estão algumas dicas sobre onde procurar e como garantir que seus itens sejam autênticos.
Se você ainda não decidiu o que deseja coletar, pense um pouco. Pense em sua infância, em um brinquedo ou marca em particular de que você se lembra com carinho. Se você tem filhos, pode escolher algo de que eles gostem ou dar uma olhada nas lojas para ver o que é popular.
Depois de escolher um brinquedo específico, faça uma pesquisa na Internet e veja o que está lá fora. Pesquise sites dedicados ao brinquedo e encontre outros colecionadores. Você também deve ir à biblioteca local e ver se eles têm livros sobre o tema colecionar. Você quer ter muito conhecimento sobre o que está coletando antes de comprar seu primeiro item.
Quando você encontrar outras pessoas que estão coletando os mesmos itens, envie-lhes um e - mail amigável para ver se eles têm alguma dica para lhe oferecer ou quaisquer recursos que gostariam de compartilhar. Eles podem não estar dispostos a compartilhar seus segredos, mas nunca é demais perguntar.
Depois de pesquisar seu produto, pesquise também como cuidar de sua coleção. Gastar dinheiro em um objeto de coleção será uma perda de tempo se você não puder cuidar dele adequadamente. Você quer ter certeza de manter a coleção em boa forma para que ela retenha valor.
Agora que você sabe o que está procurando, pode começar a construir sua coleção. Vasculhe sites de leilão como o eBay e lojas de antiguidades locais em busca de itens difíceis de encontrar. Acorde cedo nos fins de semana para visitar os mercados de pulgas e as vendas de garagem. Você pode se surpreender com o que encontrará.
Para compras online, lembre-se de usar seu bom senso. Pague os itens com cartão de crédito ou através do Paypal, se possível. Isso lhe dará algum recurso se o item chegar a você em mau estado ou se for completamente diferente do que você pensou que estava comprando. Tire algum tempo para comparar preços.
Para itens como autógrafos ou memorabilia rara, pergunte se o item tem um Certificado de Autenticidade (COA). Eles devem verificar se o item é autêntico. Se um negócio parece bom demais para ser verdade, pode muito bem ser, mesmo com um COA.
Não tenha medo de pechinchar com um comerciante ou de fazer perguntas detalhadas sobre o item que está comprando. Um comerciante de boa reputação ficará feliz em responder às suas perguntas. A autenticidade do item é importante e qualquer pessoa que faça negócios com você ficará feliz em colocá-lo à vontade.
Ao lidar com um comerciante ou um recurso online, não se esqueça de verificar com o Better Business Bureau. Se houver reclamações sobre eles, você pode encontrar essas informações online ou por telefone.
Ao construir sua coleção, mantenha um inventário do que comprou, onde comprou e o valor que pagou por isso. É uma boa ideia adicionar o valor de sua coleção ao seguro do proprietário ou do locatário.
Cuidado:
Alguns certificados de autenticidade (COA) são inúteis. Faça uma pesquisa na Internet sobre a empresa que emitiu o COA.
Dicas rápidas:
Sempre solicite seguro postal ao receber itens pelo correio.