Ao procurar pessoas desaparecidas, a primeira coisa que você deve considerar é a circunstância de sua ausência. Eles partiram por vontade própria? Você conhece algum motivo para a saída deles? Existe risco ou ameaça de vida relacionado ao seu desaparecimento?
Depois de pesar essas considerações, tente localizá-las imediatamente. Ligue para suas famílias, parentes, amigos próximos e qualquer pessoa que você conheça que tenha alguma ligação com eles de uma forma ou de outra. Tente também ter acesso a lugares que você sabe que eles costumam visitar, como salões de beleza, barbearias, clínicas odontológicas, oficinas de automóveis ou qualquer lugar onde eles costumam frequentar.
Delegacia mais próxima
Se não houver nenhuma pista sobre onde eles podem ser encontrados e você acreditar que a vida da pessoa desaparecida está em risco ou ameaça, é hora de informar a polícia. Relate o incidente para a delegacia de polícia mais próxima de você. Faça questão de fornecer todos os detalhes possíveis, como: o local e a hora em que foram vistos pela última vez; as roupas que vestiam; as pessoas com quem estavam e outras informações relacionadas. A polícia então dará os próximos passos para rastrear a pessoa desaparecida.
Se a pessoa desaparecida ainda não for encontrada, apesar da assistência policial, é hora de recorrer a outros meios. Faça uma publicação em jornais na seção Pessoas Desaparecidas. Publique comunicados de rádio e televisão em sua área ou no local onde a pessoa foi vista pela última vez. Você pode empregar a ajuda de agências governamentais. Pergunte ao correio local se há alguma correspondência enviada à pessoa em questão que tenha sido encaminhada a outro endereço de correspondência. Ou melhor ainda, envie uma carta para o último endereço conhecido da pessoa desaparecida. Se a correspondência for devolvida a você, é provável que o postmaster general tenha escrito uma notificação no envelope que pode lhe dar uma pista significativa.
Prováveis atividades envolvidas
Escreva para o Tribunal de Escritórios na área da última residência da pessoa desaparecida e pergunte se há algum caso tratado pelo tribunal que poderia tê-la envolvido. Você também pode verificar com as agências locais, como o cartório municipal, o escritório do avaliador municipal, o cartório de licença comercial, o cartório de eleitores e o departamento de veículos motorizados. Essas agências podem fornecer informações importantes sobre as prováveis atividades desempenhadas pela pessoa desaparecida, dando assim uma indicação de onde eles podem ser localizados.
Para tornar sua busca verdadeiramente exaustiva, certifique-se de não deixar pedra sobre pedra. Uma forma muito eficaz de rastrear pessoas hoje em dia é pela Internet. Mesmo que as pessoas desaparecidas não sejam usuários da Internet (principalmente pessoas idosas), você nunca saberá dessa possibilidade.
Existem alguns sites da Internet que oferecem assistência na localização de pessoas. Visite esses sites, inscreva-se e veja quais informações você pode obter. Você também pode tentar procurar em blogs e redes sociais por quaisquer pistas que possam guiá-lo.
Nota lateral: Encontrar pessoas desaparecidas pode implicar em algumas despesas de sua parte, como despesas de viagem e comunicação e certas taxas exigidas por agências governamentais para ajudá-lo a localizar registros pertinentes à sua pesquisa.