Depois de absorver o choque inicial de precisar planejar um funeral, você ficará surpreso com a forma como seu sistema cognitivo vai "entrar em ação" e permitir que você funcione. A lista abaixo o ajudará a decidir o que precisa ser feito para planejar um funeral:
Comece contando com a ajuda de alguém próximo a você (vizinho, família, amigo, etc.) para auxiliar na notificação de todos que precisam ser informados. Faça as ligações telefônicas o mais rápido possível, pois as pessoas precisarão de tempo para planejar viagens e acomodações. Peça a cada pessoa para quem você liga para notificar pelo menos duas outras. Designe algumas pessoas "diretas" para gerenciar ligações e atualizações. Faça com que essas pessoas verifiquem com você no dia seguinte para ter certeza de que a lista está incluída.
Se você não tem uma agência funerária alinhada, peça um encaminhamento a amigos e entre em contato com o Diretor da Funerária o mais rápido possível. Uma vez que a morte geralmente ocorre em um hospital, hospício ou outra instalação, você também pode buscar orientação de um membro da equipe. O corpo do seu ente querido será recolhido pela casa funerária e levado diretamente para o necrotério, desde que haja um local designado para o enterro. Esta é a etapa mais importante do processo. Se não houver lote do cemitério, consulte o Diretor Funeral para obter informações sobre suas opções imediatamente. Uma vez que você saiba que o fim está próximo, nem é preciso dizer que você deve tentar montar uma agência funerária ou fazer todos os planos necessários para atender ao pedido de seu ente querido. Isso pode significar uma cremação com as cinzas espalhadas em outro estado. Lembre-se de que você PODE lidar com tudo o que precisa ser feito, mesmo que tenha pouco apoio.
Encontre-se com um representante da agência funerária o mais rápido possível. Esta etapa aliviará muitos de seus medos e grande parte da ansiedade que acompanha a dor, a perda e o choque. Leve pelo menos um amigo ou familiar com você, pois você pode ter dificuldade para tomar decisões e se lembrar de coisas. (Funerais pré-planejados são algo para se manter em mente no futuro.) Espere experimentar um alto nível de emocionalidade e mudanças de humor relacionadas, mas permita-se expressar esses sentimentos, mesmo no meio de uma conversa. A equipe da funerária está acostumada a consolar famílias neste momento difícil. Eles farão todo o possível para garantir que suas necessidades imediatas sejam atendidas enquanto o ajudam durante o processo. Você será solicitado a escolher uma gravura e um versículo para o livreto fúnebre a ser distribuído no culto. Esta parte do processo é muito reconfortante e você deve aceitar as ofertas de ajuda de outras pessoas.
O caixão que você escolher é importante. Esta decisão é baseada em seu orçamento, nos desejos de seu ente querido e nas leis locais sobre enterros, especialmente se a morte ocorrer em uma área mais fria do país durante o inverno, quando o solo está congelado. Se a cremação for uma opção, isso também será discutido. Este é o momento de fazer todas as perguntas que você possa ter para ter certeza de que suas preocupações serão abordadas. A maioria das agências funerárias tem 'pacotes' para que você possa comparar as taxas, etc. Consulte as pessoas que você trouxer sobre essas questões e não se deixe levar pelas emoções do momento. Se você decidir por apenas um caixão básico, tudo bem. Se houver um caixão aberto na cerimônia, você será questionado sobre as roupas especiais que escolheu, joias a serem retiradas pouco antes de o caixão ser fechado, o que deve ser incluído dentro do caixão,como pequenas almofadas, bichos de pelúcia, lembranças, etc. Isso vai variar dependendo das preferências pessoais.
Você terá a opção de escolher um padre ou ministro para liderar o serviço ou missa, e você também precisará decidir quais membros da família ou amigos também falarão. Isso pode ser uma parte espontânea do serviço, onde as pessoas simplesmente vão ao pódio e dizem algumas palavras, muitas vezes compartilhando memórias significativas. Certifique-se de reservar algum tempo se decidir adicionar isso ao serviço, já que outras pessoas podem querer compartilhar suas histórias. Se o serviço for realizado na igreja, você pode solicitar que certos hinos sejam cantados ou uma música especial seja tocada. Quando o serviço ocorre na casa funerária, a equipe pode orientá-lo nas opções e também informá-lo sobre quaisquer gratificações para os músicos ou clérigos que estiverem presentes. Designe alguém para cuidar desses pagamentos para você, após o término do serviço.
Na maioria dos casos, você não precisa se preocupar com flores porque receberá mais do que pode suportar. Se esse não for o caso, samambaias e plantas verdes são bons substitutos, e as casas funerárias e igrejas terão plantas extras. Pode haver uma instituição de caridade para a qual você gostaria que as doações fossem enviadas em vez de flores. Em caso afirmativo, informe o Diretor da Funerária sobre isso em sua primeira reunião, pois ele colocará o edital no jornal para você. Se você quiser que um obituário formal mais longo seja impresso no jornal, ligue o mais rápido possível porque os obituários geralmente são mais caros do que você imagina e isso pode determinar a extensão do que é impresso.
Lembre-se de reunir fotos e lembranças de seu ente querido para a exibição, que geralmente ocorre na noite anterior ao funeral ou serviço memorial propriamente dito. Lembre-se de que há espaço para variações e pedidos especiais de família podem ser atendidos. Você também precisará de um ' livro de visitas ' para assinaturas e notas pessoais. Esteja preparado para ficar por longos períodos de tempo, enquanto as pessoas passam pela fila de recepção para prestar seus respeitos, mas tenha uma cadeira por perto para o caso de precisar. É uma boa ideia ter o maior número possível de membros da família com você, porque ver amigos e conhecidos despertará emoções e memórias, e você precisará de uma ou duas pausas. Tenha água por perto e muitos lenços de papel, porque você vai precisar deles. Limite o tempo de exibição a três horas porque você ficará exausto e emocionalmente esgotado.
Consulte a agência funerária sobre transporte no dia do funeral. Eles explicarão como o corpo será transportado para o cemitério depois que o caixão for fechado, etc. Você precisará designar carregadores de mortalha, e a maioria dos homens ficará feliz em obedecer. Normalmente são seis e devem usar ternos escuros para ir ao funeral, de acordo com o tom da cerimónia e por respeito ao falecido. Depois que o funeral foi concluído, os carregadores seguirá a orientação da equipe da casa funerária, alguns dos quais estarão presentes no culto, mesmo que seja em sua própria igreja ou em outro lugar que não a casa funerária. Eles irão transportar as flores para o túmulo, etc. O agente funerário irá informá-lo sobre cada etapa do processo. Você pode distribuir as flores após o enterro.
Lembre-se de que você PODE lidar com quaisquer planos que precisem ser feitos. Sua força virá do desejo de realizar uma cerimônia ou serviço adequado para homenagear a vida da pessoa que faleceu. Fazer os preparativos ajudará a manter o foco imediato no funeral e não nas consequências emocionais. Amigos vão querer preparar comida para uma recepção após o funeral, então deixe-os fazer isso. Se esse não for o caso, por qualquer motivo, chá e biscoitos servem, mas você vai querer que alguns amigos próximos estejam com você nas primeiras vinte e quatro horas após o funeral, de qualquer maneira. As oscilações emocionais são a norma, portanto, espere que seu humor mude rápida e às vezes drasticamente. Tudo isso faz parte do processo de luto e outras pessoas intervirão sempre que você precisar. Tente descansar um pouco e lembre-se de que "Isso também acontecerá". O funeral é realmente para a família e amigos e proporcionará um encerramento e uma sensação de paz para o ajuste que você terá nas semanas e meses que se seguem.