Quando nossos filhos são muito pequenos, cuidamos de todas as suas necessidades. Nós escolhemos sua comida, suas roupas; nós até escolhemos seus companheiros. À medida que crescem e amadurecem, damos a eles um pouco mais de controle sobre suas escolhas e tendemos a orientar mais do que decidir. Quando são adolescentes, precisamos ajudá-los a fazer escolhas que terão um impacto positivo em suas vidas adultas, que estão por vir. Claro, queremos que eles sejam felizes e saudáveis - aqui estão algumas dicas sobre como promover a saúde do adolescente:
Incentive seu filho a estabelecer uma relação de confiança com seu médico de família e tente dar a ele algum espaço e privacidade. Se seu filho se sentir mais confortável, ajude-o a localizar um médico. O importante é que ele tenha um profissional a quem recorrer para obter bons conselhos, sem se preocupar que tudo o que ele disser será retransmitido para você.
Providencie para que seu filho faça exames regulares com um dentista e um optometrista.
Ofereça refeições saudáveis e bem balanceadas. Os adolescentes comem uma certa quantidade de junk food quando estão fora de casa, mas tente abastecer sua geladeira e armários com alimentos nutritivos, lanches e bebidas.
Incentive a atividade física e a prática de esportes. É especialmente benéfico promover "esportes para a vida" ou aqueles dos quais ela continuará a desfrutar durante a vida adulta. Bons exemplos são golfe, tênis e natação.
Converse com seu filho sobre questões corporais e alimentares. Enfatize a importância de fazer escolhas alimentares para promover uma boa saúde e não para melhorar a aparência.
Fornecer e estimular o uso de protetor solar.
Incentive seu filho a compartilhar seus sentimentos. Depressão, ansiedade e transtornos de pânico às vezes aparecem pela primeira vez durante a adolescência - deixe seu filho saber que não há vergonha em procurar ajuda.
Converse com seu filho sobre os muitos perigos do uso de drogas e do consumo de álcool. Enfatize o efeito prejudicial à saúde sobre o corpo e a mente, as consequências do julgamento prejudicado e as questões legais que eles podem encontrar ao se entregar a tais comportamentos.
Ensine a seu filho maneiras saudáveis de controlar o estresse. Incentive exercícios, relaxamento e tempo de descanso.
Ensine seu filho a ser um motorista seguro. Insista para que ela nunca beba e dirija ou entre no carro com um motorista que bebeu pelo menos uma vez. Deixe seu filho saber que, embora você não aprove o consumo de álcool por menores, se houver necessidade, você irá buscá-lo.
Proíba o cigarro em sua casa e certifique-se de que seu filho esteja ciente das consequências mortais de se tornar viciado em produtos de tabaco.
Converse com seu filho sobre sexo. Embora você certamente deva expressar seus próprios valores morais sobre a atividade sexual, saiba que no final das contas seu filho terá que tomar suas próprias decisões. Promova a abstinência ou, pelo menos, o sexo seguro. Fale longamente sobre as possíveis consequências do sexo na adolescência, incluindo gravidez não planejada e doenças sexualmente transmissíveis. Discuta o lado emocional do sexo, sentimentos de autoestima, pressão dos colegas e o poder de dizer não. Deixe seu filho saber que você responderá a perguntas sem fazer julgamentos.
Talvez o mais importante - dê um bom exemplo. Seu filho adolescente aprenderá mais sobre como cuidar de si mesmo ao observá-lo do que ao ouvi-lo. Alimente-se bem, faça exercícios e não se envolva em comportamentos de risco.
Dicas rápidas:
Abra as linhas de comunicação com seus filhos quando eles forem bem pequenos. Quando eles forem adolescentes, você terá estabelecido um ambiente confortável para discussões importantes.
Receba os amigos do seu filho em sua casa. Você não apenas poderá supervisionar suas atividades, mas também proporcionará a eles um ambiente seguro para relaxar e se divertir.