Como escolher a música para a cerimônia de casamento?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 4 min de leitura
Encontrar a música para a cerimônia do seu casamento pode apresentar muitos desafios, incluindo o tipo de música a tocar e a maneira de tocá-la, seja um quarteto de cordas ou o organista da igreja. A música que você seleciona define o clima para o dia inteiro e não deve apenas ser apropriada, mas deve significar algo para você.
Configuração da igreja. A configuração é importante porque terá uma influência importante no tipo de música que você selecionar. Você pode optar por uma cerimônia tradicional na igreja ou uma cerimônia não religiosa ao ar livre. Se você vai se casar em uma igreja, você precisa perguntar sobre as diretrizes para música. Algumas igrejas não permitem música gravada ou disc jockeys. Informe-se sobre músicas aceitáveis e se há alguma restrição aos tipos de música em uma casa de culto específica. A maioria das igrejas não permite música não religiosa durante um casamento, mas algumas podem permitir durante o prelúdio ou interlúdio. Se sua cerimônia for fora da igreja, mas ainda assim for oficiada por um clero, você precisa manter essas mesmas considerações em mente.
Ambiente não religioso. Você pode escolher qualquer música que desejar para este tipo de cerimônia. É uma decisão pessoal, mas certifique-se de que a música é de bom gosto para o seu dia especial!
Tipos de música. Os casamentos podem ter uma ampla gama de música e até mesmo uma gama mais ampla de apresentação. Aqui estão algumas idéias:
Vocalistas. Isso adiciona um toque muito pessoal e significativo e tem um efeito adicional quando acompanhado por violão ou harpa.
Instrumental. Um quarteto de cordas, harpista, organista ou pianista é apropriado para um ambiente elegante ou clássico.
Disc jockey. Existem muitas opções com um disc jockey. Eles têm praticamente todos os tipos de música disponíveis e, muitas vezes, em estilos diferentes.
Música clássica. Muito apropriado para cerimônias de casamento. Pode ser tocado de qualquer forma, seja por músicos, organista ou mesmo disc jockey.
Contemporâneo. Incorporar música contemporânea pode ser divertido. Apenas certifique-se de que a música é apropriada!
Peça sugestões. Se você está sem saber que música, para começar, converse com seu disc-jockey, líder de banda ou organista da igreja. Eles costumam ter listas de reprodução e sugestões para você começar. Você também pode pesquisar na Internet para encontrar músicas comuns.
Casamento s exões. A típica cerimônia de casamento tem seis partes.
Prelúdio. Isso dura cerca de 20-30 minutos antes da cerimônia, enquanto os convidados estão sentados e conversando. A música deve ser leve, animada e tocada em volume baixo.
Processional de festa de casamento. Este é o início oficial da cerimônia. A música deve ser tocada em um volume mais alto.
Procissão da noiva. Lá vem a noiva! A música aqui cria o clima para o seu momento especial. A escolha tradicional óbvia para este momento é o Coro Nupcial de Wagner.
Interlúdio. Isso pode ser mais de uma ocasião na cerimônia em que as palavras não são faladas por um curto período. Pode ser tocado durante o acendimento de uma unidade ou vela memorial e momentos de reflexão. Música clássica calma como "Jesu, Joy of Man's Desiring" de Bach é uma seleção popular.
Recessional. Depois que o casal é apresentado, é hora de uma música alegre e animada enquanto o casal feliz segue seu caminho até o altar. "Marcha do casamento" de Mendelssohn é a seleção musical mais popular.
Postlude. O postlúdio dura de 10 a 30 minutos, enquanto os convidados estão deixando a área da cerimônia. Deve ser otimista e divertido!