Como cuidar de uma queimadura de depilação a laser?
Dr. Catarina Casanova Jr.
• 4 min de leitura
A depilação a laser geralmente é feita para fins estéticos. Já não se limita às mulheres. Os homens também estão optando pela remoção do excesso de pelos com tratamento a laser. É uma forma eficaz de reduzir permanentemente os pêlos indesejáveis.
Infelizmente, o uso impróprio do equipamento a laser pode resultar em erupções cutâneas, descoloração da pele e pequenas queimaduras. Isso pode ser devido ao uso prolongado em uma área específica ou a intensidade do calor pode ser muito alta. A exposição ao sol, bem como a certos medicamentos, pode resultar em reações na pele do tipo queimadura.
Procedimento recente de depilação a laser
Se você sofrer uma queimadura devido a um procedimento recente de depilação a laser, observe as seguintes dicas:
A compressa fria alivia um pouco a dor. Use uma bolsa de gelo para esfriar a queimadura. Aplique a compressa fria por 15 minutos de cada vez. Nunca coloque gelo diretamente na área queimada. O gelo deve ser embalado em um saco selável e embrulhado em uma toalha macia. Quando sua pele começar a ficar dormente, remova a bolsa de gelo e faça uma pausa.
O gel de aloe vera faz maravilhas para queimaduras. Refrigere o gel e coloque-o sobre a pele queimada para reduzir a sensação de queimação. Aloe vera também ajuda a hidratar a pele. Para diminuir a possibilidade de qualquer irritação, escolha um gel de aloe vera sem corantes e sem perfume.
Mergulhe uma bola de algodão no leite e aplique na queimadura. Isso pode ajudar a aliviar a dor devido às propriedades calmantes encontradas no leite.
Use hidrocortisona. Este é um creme esteróide disponível na maioria das farmácias e mercearias para reduzir qualquer inchaço e irritação. Uma fina película de hidrocortisona é tudo que você precisa sobre a área queimada. Pomada antibiótica quando aplicada na queimadura também pode acelerar o processo de cicatrização.
Use sabão neutro na limpeza da área queimada. Seque com uma toalha macia. Não esfregue a área afetada.
Não raspe ou arranque o cabelo da área afetada. Arrancar e raspar pode irritar a pele queimada. Espere até que sua pele cure.
Aplique protetor solar com alto nível de FPS (30 e acima). Use também roupas de proteção para evitar a exposição aos raios ultravioleta, que podem causar mais irritação. Se você não precisa sair para o sol, fique em casa.
Hidrato. Beba mais água (pelo menos 8 copos por dia) para hidratar a pele. Adicione suplementos de vitamina E à sua dieta.
Use hidratantes. Para deixar sua pele lisa e macia novamente, aplique manteiga de coco, aloe vera ou um hidratante suave.
Consulte seu dermatologista se a queimadura não cicatrizar. Se uma bolha se formar ou se a queimadura estiver demorando muito para cicatrizar, consulte o seu dermatologista. Quaisquer sinais de irritação também devem justificar uma visita imediata ao seu médico.
Os procedimentos de depilação a laser são, na verdade, seguros nas mãos de técnicos qualificados e experientes. O inchaço e a vermelhidão são efeitos colaterais típicos e duram apenas alguns dias. As queimaduras acontecem quando a pele absorve a energia do laser destinada ao folículo piloso. Antes de se submeter a este procedimento, certifique-se de que você é um bom candidato para a depilação a laser. Indivíduos de pele mais escura são mais propensos a queimaduras.
Cuidado delicado é necessário quando você está sofrendo de queimaduras causadas por um procedimento de depilação a laser. Siga as dicas acima quando sentir queimaduras ou sensação de queimação. Mais importante ainda, procure o conselho do seu dermatologista para cuidar adequadamente de queimaduras que não cicatrizam ou infeccionam.