Um calo é a parte espessada ou endurecida da pele, formada por pressão ou fricção regular contra a pele. Os calosidades formam-se como uma proteção natural e normal da pele e fazem parte do sistema de defesa do organismo.
Forma de calos espessos
Um calo em um dedo é o resultado de fricção ou pressão regular colocada naquela parte da mão. É normal que trabalhadores manuais, guitarristas e jardineiros tenham calosidades nas mãos e nos dedos. Para os arqueiros, calos grossos são encontrados na mão dominante e geralmente nos três primeiros dedos usados para puxar o arco para trás. Em ginastas do sexo masculino, grossos calosidades se formam em seus dedos e mãos que recebem a pressão mais forte ao fazer exercícios em um cavalo de salto e anéis. Para pessoas que colocam pressão nos dedos ao escrever, o dedo onde o lápis ou a caneta fica normalmente desenvolve um calo.
Quando um calo não é tratado ou amolecido, pode se tornar muito espesso e possivelmente afetar a destreza e a sensibilidade de seu dedo ou mão. É recomendável remover um calo enquanto ele ainda está fino. Não remova um calo cortando-o ou fatiando-o sem supervisão médica. Você corre o risco de desenvolver uma infecção e causar complicações.
Aqui estão algumas maneiras de remover um calo em um dedo:
Esfregue regularmente
Se o calo em seu dedo ainda estiver fino, você só precisa hidratá-lo e esfregá-lo regularmente até que a pele fique lisa e o calo desapareça.
1. Para suavizar o calo:
Mergulhe o dedo em um banho, solução de água ou mesmo uma solução de imersão para os pés por alguns minutos
Aplique creme ou loção hidratante no calo, ou use lanolina pura, que ainda é o melhor hidratante.
2. Esfregue o calo por vários dias após o amolecimento até que ele desapareça.
Para suavizar e remover um calo mais espesso e duro, você pode:
1. Afine o calo com lixa ou pedra-pomes.
Suavize o calo usando os métodos mencionados acima.
Seque a parte do calo.
Use uma lixa de baixa granulação ou uma pedra-pomes para lixar o calo. Se o calo for muito duro ou grosso, os hidratantes e a lixa não o tornam mais fino, consulte um médico.
Esfregue o calo com uma pedra-pomes por cerca de 3 minutos.
Limpe a área calejada.
Coloque uma camada fina de vaselina no calo.
Use uma bandagem adesiva para cobrir o calo.
Deixe o calo coberto por 1 a 4 horas.
Faça o tratamento pela manhã e à noite, deixe o calo enfaixado durante a noite.
Repita o procedimento até que o calo amoleça.
Tocar instrumentos de corda regularmente
Se você toca instrumentos de cordas regularmente, seria difícil remover um calo do dedo, já que sua pele naturalmente forma uma proteção para amortecer a tensão causada pelas cordas do instrumento.
Se você trabalha com ferramentas manuais como ancinhos, pás ou enxadas, use um par de luvas de trabalho bem ajustadas para diminuir a formação de calosidades. Luvas inadequadas também podem causar calosidades.