Uma espinha é uma elevação e inflamação da pele e pode ser acompanhada ou não de pus. É causada pelo bloqueio dos poros das células mortas da pele. Uma vez que nossos poros são bloqueados, a secreção das glândulas sebáceas, o sebo, que é o óleo que protege nossa pele e cabelo contra o ressecamento, se acumula sob os poros obstruídos, juntamente com várias bactérias e células mortas da pele. Isso causa surtos de espinhas. As espinhas, especialmente quando infectadas com bactérias, podem ser extremamente dolorosas, mesmo ao mais leve toque. A dor excruciante pode tentá-lo a apertar aquela pequena espinha apenas para aliviar seu sofrimento, mas não faça isso ainda!
Meros dedos
Apertar, estalar, pegar, arranhar ou fazer qualquer coisa para manipular a espinha por não profissionais NÃO é absolutamente recomendado. O pus que extraímos com nossos meros dedos constitui apenas 40% da espinha e apertá-lo ou estourá-lo empurraria os 60% restantes da espinha ainda mais para dentro da pele. Também pode causar infecção e cicatrizes.
Aqui estão algumas maneiras de diminuir a espinha e sua dor.
Passe uma toalha de rosto em água fria e coloque-a sobre o rosto. Isso vai aliviar a dor.
Procure o conselho de um dermatologista
No entanto, se você está lidando com uma espinha dolorosamente dolorosa, estourá-la pode valer a pena o risco. Aqui está o que você deve fazer:
Saiba o que espinha para estourar. Existem dois tipos importantes de espinha a serem considerados antes de espremê-la: a espinha tímida e a espinha confiante. As espinhas tímidas são as que se enterram profundamente na pele recusando-se a sair. Doloroso? Sim, mas pelo menos eles salvam nosso orgulho. Não aperte esta espinha porque é provável que ela seja empurrada para longe e pode até causar infecção. As espinhas confiantes são aquelas de que precisamos, aquelas com cabeça.
Lave as mãos. Faça isso antes e depois do procedimento. Certifique-se de limpar os espaços sob o leito ungueal e de que suas unhas sejam cortadas curtas.
Use uma compressa quente. O calor é um dilatador, então ele abre os poros e torna menos traumático para a pele quando você faz o procedimento.
Cometa o assassinato. Agora é hora de pôr fim ao seu sofrimento. Esprema suavemente a espinha com gaze esterilizada. Aperte até que o pus saia. Você saberia que terminou quando a secreção purulenta se tornar clara e logo depois o sangue sair. Se for muito doloroso de apertar, você pode cutucar com uma agulha esterilizada. Esterilize a agulha com o uso de uma chama aberta.
Use uma compressa fria. O uso de compressa fria comprime os poros impedindo a entrada de sujeira.
Não haverá nenhuma espinha dolorida se cuidarmos bem de nossa pele. Lave o rosto duas vezes ao dia, faça uma dieta nutritiva, faça exercícios regularmente, evite o estresse e não se prive do sono. Deixe-me apenas esclarecer novamente que apertar, cutucar e estourar suas espinhas não é aconselhável. Vá ao seu dermatologista e deixe tudo para os profissionais; devemos muito à nossa pele.