Como anexar um fecho de alternância a uma pulseira?
Luciana Correia de Araújo
• 4 min de leitura
Existem muitos tipos diferentes de fechos e fechos que você pode usar para proteger suas joias. Alguns dos mais populares são fechos decorativos, fechos ocultos, fechos de caixa, fechos de garra de lagosta, fechos de anel de mola e fechos de alternância. Desses diferentes tipos de fechos, o fecho de alternância é provavelmente o mais fácil de usar. Consiste em duas partes: o bastidor e a barra. Os fechos articulados vêm em todos os tamanhos, formas e materiais, embora sejam mais comumente feitos de algum tipo de metal. Este tipo de fecho é uma excelente opção se você deseja adicionar personalidade e individualidade à sua pulseira, já que é muito decorativa comparada com os outros tipos de fecho. Também é uma boa opção para joalheiros iniciantes, pois são fáceis de instalar e não requerem muitas ferramentas e materiais especializados para prendê-los à pulseira.
Aqui estão algumas etapas sobre como prender um fecho alternativo em sua pulseira feita em casa:
Desenhe sua pulseira. O primeiro passo é decidir como você gostaria que sua pulseira se parecesse. Você pode ir a uma loja de artesanato especializado para ver algumas contas e outros enfeites que você poderia usar em sua pulseira; outra opção é ir online e encontrar seus suprimentos em lojas online que podem ser entregues diretamente em sua casa. Depois de ter um projeto em mente, compre as contas e enfeites que você precisa para realizar seu projeto.
Escolha o fecho de alternância. Como as contas, você geralmente terá muitas opções quando se trata de selecionar os fechos de alternância que usará. Certifique-se de escolher um fecho que seja do tamanho apropriado e tenha um design que complemente, e não colida com, suas contas e enfeites escolhidos.
Meça o tamanho do pulso. Depois de ter todos os materiais prontos, é hora de medir o tamanho do seu pulso para determinar o comprimento do fio que você usará. Pegue uma fita métrica e meça o tamanho do seu pulso. Depois de fazer a medição, meça o mesmo comprimento do fio de joalheria e corte-o no tamanho certo, certificando-se de adicionar 8 centímetros em cada extremidade do fio.
Coloque o anel. Insira um cordão de crimpagem em uma das extremidades do fio de joalheria. Pegue a parte do bastidor do grampo de alternância e passe uma extremidade do seu fio pelo anel de fixação, que está localizado na parte inferior; insira a ponta solta do fio da joia no cordão de crimpagem e puxe-o até que esteja confortável e apertado.
Instale as contas. Depois de colocar o botão do anel, você pode continuar com a montagem de sua pulseira de acordo com o desenho que você tinha em mente. Certifique-se de que consegue inserir o primeiro cordão o mais próximo possível no fecho, para garantir um bom encaixe. Agora você pode continuar inserindo o resto de suas contas decorativas até que o design esteja completo. Insira o excesso de fio nas últimas 3 ou 4 contas e puxe com força.
Anexe a barra. Segurando uma das pontas da pulseira com força em sua mão, deslize outra conta frisada na ponta solta do fio. Prenda a parte da barra do fecho, usando o mesmo método descrito acima. Mais uma vez, certifique-se de que consegue alisar adequadamente o cordão da extremidade antes de prender o excesso de fio. Corte qualquer excesso de fio que saia com um alicate.
Certifique-se de que seus fechos estão seguros antes de usar a pulseira.