A joia com diamantes é uma compra significativa, mas não precisa ser assustadora. Munido de algumas informações básicas, você pode comprar diamantes com confiança, tanto para você quanto para alguém muito especial.
Faça sua lição de casa. Familiarize-se com algumas terminologias básicas como os Quatro Cs (corte, cor, clareza e peso em quilates). Saiba quais opções são mais importantes para você. Esta é uma visão geral rápida:
CUT determina o fogo e o brilho da pedra e é provavelmente o seu C. mais importante. Não deve ser confundido com a forma de um diamante, o corte se refere a como as facetas de um diamante são criadas para maximizar a quantidade de luz que é absorvida, redirecionada e liberada. A natureza controla os outros 3 Cs, mas o corte do diamante está nas mãos do artesão que o molda.
COR também é uma consideração importante. Os diamantes podem ser incolores (os mais desejáveis e, portanto, os mais caros) a castanhos, com toda uma gama de brancos e amarelos entre eles. É importante, ao comprar uma peça com várias pedras, que todas as cores combinem. As cores são designadas por uma letra, sendo D incolor e Z castanho claro. Evite pedras que pareçam "leitosas".
CLARITY designa o quão falho ou incluído o diamante é. Embora existam diamantes perfeitos, eles são raros e muito caros. Evite quaisquer pedras que tenham manchas pretas visíveis a olho nu ou que tenham lascas, rachaduras ou penas quando vistas sob uma mira de gema. A clareza de um diamante é descrita como F (impecável) VVS (muito, muito levemente incluído) VS (muito levemente incluído) SI (levemente incluído) ou I (incluído).
Peso CARAT é baseado em uma escala de 100 com 100 pontos que equivalem a um quilate. Uma pedra de 25 pontas é de um quarto de quilate, uma de 50 pontos é de meio quilate, etc. O tamanho deve realmente ser o último C com que você se preocupa - é muito melhor ter um menor, menos defeituoso, bem cortado, quase pedra incolor do que ter um 3 quilates que não tem fogo ou brilho.
Saiba quanto você deseja gastar antes de sair de casa. É fácil se deixar levar pelo glamour e prestígio das joias com diamantes. Se você definir seu orçamento com firmeza, será mais capaz de cumpri-lo e evitar gastos excessivos.
Escolha sua joalheria com sabedoria. Confie nas recomendações de amigos e familiares ou na reputação de um joalheiro local. A indústria de joias é atormentada por varejistas que falsamente aumentam seus preços para criar "vendas" falsas e fazem você pensar que está conseguindo um ótimo negócio. É muito melhor patrocinar um joalheiro que raramente ou nunca faz vendas e cujos preços permanecem estáveis ao longo do ano. Se um vendedor começar a falar sobre as opções de financiamento da loja ou como é fácil abrir uma conta de cobrança antes mesmo de ver os diamantes, este não é o lugar para você comprar.
Há uma proliferação de varejistas de diamantes online. Embora alguns desses sites possam ser um bom lugar para você começar sua pesquisa, é realmente melhor fazer a compra em uma loja física. Por quê? Se você quebrar um pino ou perder uma pedra lateral da montagem, será um pouco difícil devolver a peça à Internet para reparo. Da mesma forma, não é provável que a internet ofereça fiscalização, limpeza e polimento complementares. Além disso, não há dois diamantes iguais; cada um tem características naturais que o tornam único e é muito difícil ver diferenças sutis (e não tão sutis) entre as pedras quando você as olha online.
Faça sua pesquisa, visite várias joalherias e tire suas dúvidas. Você ficará surpreso com a rapidez com que se sentirá confortável com os 4 Cs e com a decisão de compra de diamantes.