Muitos amantes de joias descobriram alguns tesouros reais nas caixas de bijuterias em lojas de departamentos e antiquários. As peças de fantasia são feitas de materiais menos valiosos do que joias finas e geralmente apresentam vidro, plástico ou pedras sintéticas em vez de pedras preciosas. Como as "joias" falsas são mais baratas do que as reais, elas geralmente vêm em estilos maiores e mais chamativos.
Peças de bijuterias vintage carregam
Os preços das bijuterias variam muito; você pode encontrar peças de bijuteria que custam menos de 7,50€, mas também pode descobrir peças de qualidade superior que custam várias centenas de dólares ou mais. Algumas das peças de bijuterias vintage têm um preço mais alto, mas são particularmente bem feitas, geralmente apresentando designs incomuns e muito brilho. Se você está no mercado de bijuterias, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar a peça certa para adicionar à sua coleção.
Como comprar bijuterias
Confira a maior variedade possível de peças de bijuteria. Considere peças vintage, bem como novos itens.
Além das joias tradicionais, procure acessórios mais incomuns, como clipes de pele, alfinetes e protetores de suéter.
Passe algum tempo navegando no departamento de joias de sua loja de departamentos local.
Lembre-se de que as cadeias de lojas costumam ter pequenas coleções de joias com peças relativamente baratas.
Visite antiquários e lojas de remessa para comprar peças de bijuterias mais antigas. Veja as peças mais caras expostas nas caixas trancadas da loja.
Tente também vasculhar caixotes de joias para encontrar aquele "diamante bruto".
Lembre-se de que a qualidade e o preço das bijuterias variam muito. Bijuterias de alta qualidade podem ser mais caras. Verifique a cor do metal, a qualidade das pedras e como os itens são colados ou soldados entre si para determinar a qualidade de um item.
Se você quiser encontrar algo verdadeiramente único, frequente feiras de artesanato, lojas de presentes e pequenas lojas especializadas de alta qualidade, onde costumam ser vendidas joias incomuns.
Como cuidar de bijuterias
Procure garrafas ou potes de limpadores de joias que dizem especificamente que são seguros para joias de fantasia.
Leia os rótulos para se certificar de que o produto não contém amônia, vinagre, ácido ou álcool. Essas substâncias podem ser muito agressivas para materiais delicados. Se sua peça contiver pérolas ou pedras, certifique-se de que o limpador indique que não irá danificá-las.
Compre uma escova de dentes pequena e extramacia que possa usar para limpar suas joias.
Guarde um pano muito macio que também possa ser usado para limpar suas peças e polir até que fiquem brilhantes.
Sempre seque suas joias após a lavagem, porque a umidade pode danificar as superfícies e fazer com que enferrujem ou fiquem com caroços.
Guarde suas bijuterias separadamente em estojos macios ou caixas para que as peças não se arranhem.
Mantenha suas joias longe da poeira, que pode danificar as pedras.
Para descobrir se suas bijuterias são valiosas, procure Bijuterias colecionáveis: identificação e valores, de Cherri Simonds. Você pode comprar este livro na Amazon.com.
Cuidado:
Evite usar água e sabão para limpar suas joias, pois o sabão pode deixar resíduos no metal e nas pedras, fazendo com que pareçam opacos.
Dicas rápidas:
Verifique periodicamente se há pedras soltas em suas bijuterias.