O uso de acessórios de vestuário pode ser datado das primeiras civilizações. Já está presente nas culturas e sociedades há bastante tempo e até hoje as pessoas ainda usam acessórios. As joias são usadas por diversos motivos. A primeira, e talvez a razão mais comum e principal pela qual as pessoas usam acessórios como joias, é que isso aumenta a sua beleza e você fica bem e se sente bem ao mesmo tempo. Além disso, essas joias e acessórios definem as tendências, os meandros do mundo da moda. Você pode estar no círculo "dentro" ou no círculo "fora" apenas porque usa este ou aquele tipo de joia.
Bijuterias vintage
Algumas pessoas ficam muito fascinadas com bijuterias vintage por causa da rara beleza das peças e, claro, da história que parece estar embutida nas próprias joias. Em segundo lugar, nos primeiros tempos, as peças de joalheria são vistas como talismãs que afugentam os espíritos malignos ou malévolos. E, mesmo hoje, algumas pessoas ainda acreditam que sim.
Alguns também acreditam que as joias proporcionam charme e boa sorte. Por causa do interesse que as pessoas têm por joias, é bom saber pessoalmente se as joias que você tem são vintage ou não. Ele pode ser identificado por sua idade. Qualquer joia que tenha entre quarenta e oitenta anos pode ser considerada uma joia vintage. Por outro lado, as joias com oitenta anos ou mais podem ser consideradas antigas. Outras maneiras de identificar joias vintage são:
As peças de joalheria mais antigas têm superfícies mais lisas. Portanto, é melhor sentir em suas mãos a textura da joia antes de dizer que é vintage. As da década de 1970 têm textura superficial mais áspera do que as peças criadas antes.
Verifique o mecanismo giratório da joia. Por exemplo, os pinos trifari têm uma superfície plana nas dobradiças. As joias sem a peça giratória são mais antigas. Portanto, se você estiver procurando por itens de joalheria vintage, tente verificar a presença de uma peça giratória.
Olhe as joias e veja se há pedras preciosas embutidas nelas. Se houver, tente ver se estão colados ou não. As peças com pedras cravejadas e coladas são na maioria das vezes consideradas vintage. Se a joia for feita de miçangas, você deve tentar tilintar as miçangas. Isso ajudaria a identificar o material usado na criação das contas, se o material é feito de plástico ou de vidro.
Você também deve olhar para o cadeado da joia. Um gancho e olho sugerem que o que você está olhando é uma peça mais antiga do que as outras com uma trava diferente.
Outro fato sobre joias vintage é que quanto mais velha a joia, mais cara ela fica. Claro, o lugar de onde veio, o fabricante, a aparência (que inclui as pedras ou o vidro) e a dificuldade de encontrar aquela peça em particular também devem ser levados em consideração. Essas características aumentam o motivo pelo qual o preço é tal e porque a peça é mais valiosa do que as outras.
No entanto, não importa o que você compre, lembre-se sempre de que todas as joias são valiosas. Não importa há quanto tempo uma peça existe, ela tem sua própria história, seu próprio criador e sua própria história para contar. Talvez seja por isso que as pessoas acham as joias fascinantes.