A baquelite é um plástico moldável que se tornou popular no início do século XX. Foi usado pela primeira vez para fins industriais, como na fabricação de rádios. Posteriormente, foi descoberta por joalheiros por sua característica de leveza, ideal para a confecção de joias, pulseiras e anéisbaratos. Ele ganhou destaque depois que várias cores de baquelite foram introduzidas no mercado. Um dos designers famosos que fez uso disso é Coco Chanel.
Se você deseja comprar joias de baquelite ou gostaria de verificar uma peça existente, siga estes guias simples para identificar uma baquelite:
Verifique o peso. Outros plásticos também são usados que podem se assemelhar a baquelita, como celulóide e lucita. Portanto, você deve ter cuidado ao comprar o que parece ser uma joia de baquelite, porque pode acabar sendo de um tipo diferente. A baquelita é mais pesada em comparação com uma celulóide ou lucita do mesmo tamanho.
Opacidade. Também é provável que o que você está segurando seja um Catalin e não uma Baquelite. O que você precisa fazer é segurá-lo contra o sol ou qualquer fonte de luz. Se você notar a passagem da luz, terá certeza de que o que está segurando não é baquelita e pode ser um Catalin. A baquelita é opaca e não deve permitir a passagem de luz.
Costuras. Veja se a joia que você está segurando tem algumas costuras ou marcas de molde. Uma baquelite genuína não terá essas marcas. Portanto, se você notar que suas joias têm esses sinais, você não está segurando uma baquelita verdadeira.
Som. Se você estiver segurando duas peças do que parece ser uma baquelite, bata-as uma contra a outra. Você deve ouvir um som de clunking distinto para confirmar que é realmente baquelite.
409 teste. Este é o meio mais fácil de determinar joias de baquelite. No entanto, isso pode causar danos, então tente este método na parte interna da joia ou pulseira. Coloque 409 em um cotonete e esfregue contra as joias que você não tem certeza. O q-tip ficará amarelo brilhante se for baquelita. Se ficar marrom, verifique se há sujeira nas joias, porque essa pode ser a razão da cor. Depois de fazer este teste, certifique-se de limpar ou limpar a solução 409.
Teste de fricção. Quando você está fora ou em um mercado de pulgas e não há como testar as joias, esse método pode ser útil. O que você precisa fazer é esfregar a joia até que sua pele ou polegar fique quente e então sentir o cheiro. Uma peça genuína de baquelite resultará em um cheiro de formaldeído. Deixe correr água quente da torneira na peça de joalheria ou pulseira por alguns minutos, e depois você pode verificar o cheiro de formaldeído. Se você não sentiu o cheiro da primeira vez, repita o procedimento, e se ainda não houver cheiro de formaldeído após o segundo teste, você pode concluir que não está segurando baquelite.
Segurando joias de baquelite genuínas
Observe que nenhum desses testes é conclusivo para mostrar que você está segurando joias de baquelite genuínas. O que você precisa fazer é realizar alguns dos outros testes descritos acima para ter certeza de que realmente é uma joia ou pulseira de baquelite.