Os primeiros usam joias na língua para honrar seus deuses. Mas hoje, o piercing na língua é simplesmente uma forma de auto-expressão. Embora possa parecer legal, às vezes o piercing na língua pode dar errado. Obter infecções penetrantes é, na verdade, um dos efeitos colaterais mais gentis. Alguns desenvolvem condições piores do que apenas infecção. Mas se você não for tratar a infecção de piercing na língua, certamente levará a algo mais sério. Abaixo estão os procedimentos adequados sobre como tratar infecções de piercing na língua:
Verifique se há sinais de infecção de piercing. Entre os sinais comuns de infecção de piercing na língua estão febre, odor fedorento, gosto ruim, secreção amarela, verde ou marrom, vermelhidão excessiva, sangramento prolongado, aumento da sensibilidade e dor e acúmulo de tecido. A presença de um ou mais desses sintomas já é um sinal de infecção de piercing.
Consulte um piercer profissional. Visite aquele que perfurou a língua. Pergunte sobre os sintomas da infecção e deixe-o verificar. Embora os sintomas possam ser facilmente detectados, ainda é melhor obter uma segunda opinião de um profissional. Os médicos, entretanto, não têm orientação suficiente sobre o uso de piercing na língua. Os piercers profissionais sabem o que fazer para curar a infecção sem remover o anel. Siga suas recomendações e pergunte se é bom consultar um médico.
Pergunte a um médico. Os piercers profissionais não têm formação em medicina. Melhor perguntar a um médico do que correr o risco de desenvolver uma condição grave. Pergunte ao médico alternativas além de remover as joias. Alguns recomendam a remoção das joias. No entanto, isso representará outro risco. A infecção pode ficar presa na ferida em vez de ajudá-la a ser eliminada.
Aplique álcool na área infectada. Molhe uma bola de algodão com um pouco de álcool isopropílico. Coloque-o na área infectada e deixe-o lá por cerca de um minuto. Isso matará as bactérias que causaram a infecção do piercing. Outras pessoas preferem usar peróxido de hidrogênio em vez de álcool isopropílico. Isso também pode funcionar, mas também mata os glóbulos brancos, o que é importante para o tratamento da infecção.
Limpe as joias. Mova suavemente a joia e aplique um líquido de limpeza ou limpe-a com álcool isopropílico. Faça isso sem remover as joias. Certifique-se de remover pus, sujeira, tecido morto e outros detritos da joia.
Molhe a área infectada com sal. Dissolva o sal marinho na água e molhe uma bola de algodão com ele. Coloque o algodão na área infectada e deixe lá o máximo que puder. O sal ajuda a melhorar a circulação sanguínea na área afetada e a drenar as bactérias.
Gargarejo. Mantenha a boca limpa escovando os dentes após cada refeição. Gargarejo com Listerine ou outro anti-bacteriano para lavagem da boca. Depois disso, misture cerca de uma colher de chá de sal marinho a meia xícara de água morna. Gargareje isso por cerca de três minutos. Isso pode ser doloroso, mas tenha paciência. A dor indica a eficácia do sal marinho para matar as bactérias.
Se tudo falhar, então você não tem opção melhor a não ser remover a joia da língua. Isso fechará a perfuração, no entanto. Não se preocupe porque você ainda pode fazer um piercing na língua da próxima vez. O que é mais importante é se proteger de novos perigos que podem ser causados pela infecção.
Normalmente, a infecção de piercing na língua ocorre devido a cuidados inadequados após a realização. Portanto, se você decidir fazer um piercing na língua novamente, certifique-se de seguir as orientações de segurança do piercer. É fácil e menos doloroso do que tentar curar uma infecção causada por seu descuido.