Dizem que os diamantes são os melhores amigos das mulheres. Talvez uma vez na vida você tenha que tomar a decisão de escolher um diamante. É bastante simples de qualquer maneira, certo? Não. Antes de sair cutucando com a mão sobre os olhos e cutucando cegamente a caixa de vidro, aqui estão os quatro C's do que você deve considerar.
- Carat. O quilate de um diamante realmente determina o peso do diamante, não seu tamanho. Para determinar a qualidade de um diamante, um quilate é dividido em 100 pontos, dos quais terá o valor correspondente. Por exemplo, se o diamante tem trinta pontas, ele tem 0,30 quilates. Mesmo que dois diamantes tenham o mesmo peso, eles nunca podem ser realmente os mesmos, pois o quilate ou o peso são apenas uma maneira de determinar o valor de um diamante. Existem ainda mais três Cs a serem considerados: o corte, a clareza e a cor.
- Corte. O corte de um diamante cria diferentes efeitos de como a luz reflete nele. Esses cortes são feitos em diferentes formas que realçam o brilho de cada tipo de diamante. Diz-se que existem 6 formas mais populares para um diamante - são redondo, marquise, pêra, esmeralda, oval e coração. Outros adicionam mais duas formas, a princesa e a radiante. Um bom tipo de corte fará com que o diamante brilhe mais. Cabe a você escolher o corte que deseja, é uma questão de escolha. Escolha aquele que mais chama sua atenção.
- Clareza. Como a maioria das coisas neste mundo, os diamantes também têm "marcas de nascença" ou o que é mais conhecido como inclusões. Isso diminui a qualidade de um diamante porque filtram a luz que reflete dentro da pedra. A maioria das inclusões só seria visível com uma ampliação de x10, mas há algumas que podem ser vistas a olho nu. Os diamantes com menos inclusões visíveis são, portanto, os tipos de diamantes mais valiosos.
- Cor. Existem diferentes classificações dependendo da cor do diamante, com a letra D sendo a mais alta (incolor) e Z sendo a mais baixa (amarelo claro). Os diamantes de D a F são incolores, E a J são quase incolores, K a M são amarelos claros, N a R são amarelos muito claros e S a Z são amarelos claros. Se por acaso você encontrar diamantes que não são incolores, mas não têm um tom de amarelo, eles são chamados de "fantasias". E com o que o nome indica, eles são mais caros do que seus diamantes incolores habituais.
Dizem que os diamantes são para sempre, talvez porque custem muito e faria bem que você cuidasse deles. Um diamante não é apenas uma pedra para suas joias - é um investimento para toda a vida. Portanto, antes de comprar o seu diamante, certifique-se de sempre considerar os quatro C's-quilates, corte, clareza e cor para ter o diamante da melhor qualidade que realmente valeria a pena durar para sempre.