Safiras há muito são valorizadas por sua vibrante cor azul profundo. Tem havido mística em torno dessas joias desde que o Príncipe Charles deu a Diana Spencer um anel de noivado com esta pedra brilhante.
Safiras são extraídas em todo o mundo, em países tão longínquos como Tailândia, Austrália Oriental, África Oriental e Europa (Montana). Os nascidos no mês de safira desgaste de setembro como seu birthstone e também é usado para comemorar um aniversário de casamento 45 porque é uma pedra que simboliza a fidelidade. A maior safira azul facetada conhecida está alojada no Museu Nacional de História Natural em Washington, DC: a Logan Sapphire de 422,99 quilates.
Cor azul royal profundo
Existem vários critérios para julgar safiras de alta qualidade, o mais importante dos quais é a cor. As pedras mais procuradas apresentam uma cor azul royal profundo, que não desbota ou muda quando examinada em diferentes níveis de luz.
Também é importante que a superfície da gema esteja sem manchas e sem inclusões (pequenos corpos estranhos) visíveis a olho nu. Você também deve ser capaz de verificar se a safira foi tratada com irradiação, calor, tinta ou qualquer outro processo de revestimento químico que possa diminuir o valor da pedra.
Visores brilhantes em flash
O corte da safira pode tornar uma safira mais valiosa do que outra. Safiras que apresentam falhas na superfície da pedra, formas irregulares e pouco polimento ou simetria são um investimento inferior. As formas ovais têm sido talvez o corte mais popular para safiras desde o famoso anel da princesa Diana, mas você não deve optar automaticamente por este corte, pois cada safira é melhor cortada para otimizar sua cor e brilho. Verifique se as bordas da pedra que você está considerando são simétricas e regulares. O topo da gema, chamado de "coroa", também deve ser uniforme em tamanho e forma e bem centrado. As pedras de mais alta qualidade exibem cores brilhantes, independentemente da direção em que a pedra é inclinada. Faça uma passagem em qualquer pedra que tenha uma cor irregular ou não reflita a luz de maneira uniforme de todos os ângulos,pois essas são características de gemas de baixa qualidade.
É uma excelente ideia alinhar várias safiras lado a lado durante o processo de decisão para ver melhor as diferenças de cor, qualidade de corte e reflexão da luz.
Safiras de preço mais baixo vêm em um espectro de cores, variando de roxo, amarelo e verde ao rosa, com safiras laranja rosado muito incomuns, chamadas Padparadscha, muitas vezes mais caras do que as melhores safiras azuis profundas por causa de sua raridade.