Como redigir uma licitação profissional para pintar casas de interiores?
Nicole Norma Gusmão
• 3 min de leitura
A competição está ficando acirrada para a pintura contratual. As empresas de pintura estão tentando superar as outras para conseguir o emprego. Se você apenas presta serviços de pintura para o bairro e deseja expandir seus negócios, precisa entrar na guerra de lances. Você precisa aprender a redigir uma proposta profissional para ser considerada pelos proprietários. Aqui estão os passos e algumas dicas para ajudá-lo a começar.
Obtenha as medidas e todos os detalhes necessários para a pintura. Não se esqueça dos armários, dos pequenos espaços e de tudo o mais que o proprietário queira que seja pintado. Pergunte-lhes se eles têm um esquema de cores específico em mente e dê entrada com suas idéias, isso fará com que reconheçam que você está interessado em fazer o trabalho e ouvir o que eles têm a dizer.
Faça uma estimativa da mão de obra de que você precisaria, se houver. Liste todos os materiais de que você precisará para terminar o trabalho, documentos ou licenças legais que cairiam sob sua jurisdição. É melhor ter tudo resolvido antes de voltar ao papel.
Depois de reunir todas as informações de que precisa, pegue o papel timbrado de sua empresa e comece a redigir. Seria como se candidatar a um emprego, mas desta vez você representará a empresa. Como qualquer carta comercial padrão, comece com a data em que pretende dar a proposta seguida dos detalhes do cliente e da saudação.
O corpo da carta deve informar os orçamentos anexos do projeto, se você for capaz de fazê-lo. Lembre-se de que esta é a carta de apresentação, você deve fazer com que ela se destaque das demais, mas mantenha-a profissional. Além de informar os clientes sobre os custos associados, inclua um breve resumo dos projetos de pintura anteriores que você realizou. Se a sua empresa recebeu algum prêmio, não hesite em adicioná-lo também.
Inclua também opções adicionais para o cliente, como escolher sua própria marca de tinta, por exemplo, mas informando que o custo pode variar e a estimativa em anexo é baseada em materiais de qualidade que você experimentou, testou e garantiu.
Termine sua carta com "com sinceridade ou respeito" para mostrar o quão profissional você é, seu nome, designação, nome da empresa e número de contato.
A próxima página deve incluir sua cotação para o projeto. Lembre-se de que, embora a página mostre apenas figuras e listas de materiais, torne-a criativa adicionando uma "estimativa" ou "citação" em uma fonte criativa no centro do papel. Você também pode adicionar o logotipo de uma lata de tinta ou pincel para manter o cliente entretido.
Tenha diferentes amostras de esquema de cores e contrastes, adicionando amostras ou fotos computadorizadas de como você visualiza o desvio da sala após a pintura. Faça de duas a três amostras para que o cliente tenha opções.
Certifique-se de ter seus dados de contato na página de Estimativas porque a carta de apresentação às vezes pode ser simplesmente deixada de lado. Solicite um prazo e deixe uma mensagem para que liguem de volta assim que decidirem.
Seja honesto. Não sacrifique a qualidade para chegar a um lance mais baixo. Isso terá efeitos negativos no seu negócio de pintura no final.
Estas são as etapas para redigir uma proposta profissional para pintar casas de interiores. Siga-o e consiga aquele contrato de pintura.