O corte de um diamante afeta sua beleza, valor e força. Se você está pensando em comprar um diamante, siga estas dicas para ter certeza de que entende como julgar um corte de diamante primeiro.
Passo 1
Nem todos os cortes são iguais. Os diamantes são mais bonitos quando são devidamente cortados. E definitivamente há uma arte em fazer isso da maneira certa. Sempre surgem novas técnicas de corte e polimento que realçam ainda mais a beleza natural do diamante. Todas as formas de diamante listadas abaixo têm diretrizes para ajudar a cortar as proporções adequadas em um diamante. Mesmo um ligeiro desvio dessas diretrizes diminui a qualidade e a beleza de um diamante. (Peça ao seu joalheiro detalhes mais específicos sobre o corte do seu próprio diamante.)
Em geral, os cortes de diamante variam em qualidade de excelente, muito bom, bom e regular a ruim. Quanto melhor for o corte do diamante, maior será o preço.
Passo 2
Corte ideal. Quase 100 anos atrás, Marcel Towlkowsky criou um corte para diamantes redondos que apresenta as proporções ideais de um diamante. Este processo ainda é usado hoje e é conhecido como 'Corte de Diamante Ideal'. Um diamante lapidado ideal, quando cortado corretamente, deve refletir toda a luz. É um corte muito popular da mais alta qualidade.
Este link descreve um diamante lapidado ideal: http://original-diamonds.com/education_proportions_ideal.php
Etapa 3
Corte redondo. Este é definitivamente um dos cortes de diamante de assinatura. Olhando diretamente para o topo do diamante, é uma forma circular. A altura da coroa é média, mas existem proporções definidas para esta e para a base do diamante que tornam este corte redondo bonito. (Mude as proporções ou anjos do corte redondo, e a beleza do diamante será perdida. Ele cairá de excelente para muito bom, bom, regular ou mesmo ruim). Se cortada corretamente, a coroa desse corte de diamante emite o brilho do diamante.
Este link fornece as proporções exatas a serem observadas ao julgar este corte de diamante: http://armstrongjewelers.com/Diamonds/diaproportion.html
Passo 4
Corte de princesa. Este estilo de formato de diamante é popular para anéis de noivado. Tem um topo mais plano e mais largo com uma altura de coroa mais curta. A parte superior é freqüentemente cortada para se parecer com um quadrado ou retângulo, com ambos os lados do diamante sendo simétricos. Esta forma é considerada mais brilhante do que até mesmo o diamante lapidado Esmeralda ou Asscher.
Corte esmeralda. Como o nome sugere, este corte de diamante se assemelha a uma esmeralda. Muito parecido com um retângulo com os cantos em ângulo, este corte apresenta um topo amplo e plano e bordas retas em toda a volta. Um diamante de corte esmeralda de assinatura tem uma ponta achatada, enquanto o corte esmeralda tradicional chega a um ponto perfeito. Os muitos fatos do pavilhão do corte esmeralda permitem capturar e refletir mais luz.
Corte Asscher. Um diamante de corte Asscher é semelhante a um corte de esmeralda, pois é um quadrado com os cantos em ângulo. (Portanto, é frequentemente referido como um diamante quadrado com lapidação esmeralda). No entanto, ele tem uma coroa mais alta, pois há mais camadas ou bordas anguladas. E tem uma profundidade mais profunda do que o normal.
Esta página define as melhores proporções para este corte de diamante: http://original-diamonds.com/education_shapes_asscher.php
Quando você está olhando para diamantes, o corte não deve ser a única coisa que você considera. Na verdade, existem 4 Cs principais a serem procurados - clareza, cor, corte e peso em quilates. Um quinto 'C' deve ser o custo. Existem diamantes que vêm com todas essas características e cabe a você julgar qual combinação de características tornará o diamante mais adequado para você.