Os apliques são adições engraçadas às roupas infantis. Eles adicionam contraste e interesse focal a um vestido simples. Os apliques também podem cobrir buracos e rasgos e são uma alternativa melhor ao cerzido. Você pode usar diferentes tecidos e designs para seus apliques. Você pode usar tecidos estampados com designs interessantes ou copiar os padrões de caracteres impressos em tecidos. Você também pode procurar algum clip-art interessante e imprimi-lo. Recorte o desenho e trace-o no tecido que será utilizado no aplique. Se você deseja prender o aplique à mão ou usar uma máquina de costura, aqui estão algumas dicas sobre como preparar um remendo para o aplique.
Se o tecido do fundo puder ser visto através do desenho do aplique, trace o desenho no material do fundo com a ajuda de uma caixa de luz ou você pode segurar o material do fundo contra a janela enquanto traça o desenho. Se tiver certeza de que as linhas do desenho serão cobertas pelo aplique, você pode usar giz de alfaiate. Você pode usar linhas pontilhadas para minimizar o contato do giz com o tecido de fundo.
Se o material de fundo for um pouco escuro, você pode usar um pouco de papel carbono para traçar o contorno do aplique. As linhas irão eventualmente desaparecer e como o tecido é escuro, o contorno mal será notado.
Faça modelos de cada item de seu design de apliques. Inclua sobreposições em seus modelos. Você pode usar papel congelador para seus modelos ou usar plástico transparente para traçar o design real. Passe os modelos de papel para congelador no lado direito do tecido do aplique e trace cuidadosamente os contornos, incluindo todas as marcações incluídas no design. Use um marcador que possa ser facilmente lavado. Remova com cuidado os modelos de papel do freezer.
Deve haver pelo menos uma margem de costura de um quarto de polegada em torno de cada peça das partes do aplique. Marque a margem no material do aplique e corte cada parte. Os dedos vincam a margem da costura em torno das partes do aplique, marcando as curvas.
Monte as peças sobre o contorno do desenho feito no tecido de fundo, anotando as sobreposições e fixe as peças no lugar. Tente posicionar as partes do aplique alinhadas ao contorno do fundo. Para os costureiros mais experientes, você já pode começar a costurar a partir daqui.
Para o novato, você pode alinhavar os dois tecidos antes de fazer a costura final. Dobre a costura para baixo e use um ponto chicoteado para costurar o aplique no lugar, certificando-se de que o tecido de fundo seja costurado junto com o tecido do aplique. Você também pode usar sua máquina de costura se se sentir confortável em usá-la para peças pequenas. Qualquer que seja o método escolhido, tente manter as linhas o mais retas possível.
O esgoto experiente pode descobrir que o uso de correias fusíveis tornará seu trabalho mais fácil. Você pode usar fitas fusíveis entre as partes a serem costuradas e passá-las no lugar. Deixe o tecido esfriar antes de fundir outras partes. Use um fusível de ferro moderadamente quente na teia. Finalize o aplique com um ponto reto ou um ponto em zigue-zague se sua máquina de costura for capaz de fazer isso.
Para apliques em camadas, comece a costurar a camada inferior primeiro e progressivamente para cima. Para obter textura adicional, considere inserir uma camada fina de preenchimento de fibra entre o tecido de fundo e o tecido do aplique.
Comece uma coleção de apliques. Recorte desenhos e padrões interessantes de revistas e livros de colorir para crianças. Você pode fotocopiar ou digitalizar imagens e reduzir seu tamanho.