O papel carbono inicial era produzido embebendo folhas finas de papel de seda em negro de fumo, uma tinta de impressora comercial, e depois permitindo que as folhas secassem. Anos depois, essas folhas receberam uma fina camada de cera para evitar escorrer e sangrar. Com o tempo, a fórmula foi aperfeiçoada e o papel carbono foi produzido em massa para uma infinidade de aplicações de escritório e usos comerciais. Com o advento do NCR, sem a necessidade de papel carbono, na década de 1950, a necessidade de papel carbono continuou a diminuir. Ainda pode ser comprado ocasionalmente, mas não é necessário fazer uma longa busca por um revendedor. Você pode fazer seu próprio papel carbono em casa. Na verdade, a maioria das crianças empreendedoras empregou esse método uma vez ou outra no decorrer de suas brincadeiras.
Papel carbono caseiro
Os materiais necessários para esta atividade são simples, 3 folhas de papel de tamanho semelhante e um lápis. Uma folha de papel pode ser alinhada ou não. Pode até conter um desenho de linha. Para criar e usar seu papel carbono caseiro, siga estas etapas simples:
- Usando o lado da grafite, não a ponta, comece a revestir fortemente a primeira folha de papel com chumbo. Pressione com firmeza e distribua o chumbo em uma espessura uniforme por toda a folha de papel. Tenha cuidado para não deixar manchas, pois isso impedirá que qualquer escrita seja transferida para outra folha.
- Depois de preencher um lado de uma folha de papel com grafite escura, coloque uma folha de papel em branco voltada para cima na superfície de escrita. Em seguida, coloque o papel carbono feito em casa, com o lado de chumbo para baixo, em cima da folha limpa.
- Neste ponto, você tem várias opções para produzir cópias com sua folha de carbono feita à mão. O uso mais simples seria colocar uma folha de papel em branco sobre as duas que você já empilhou. Escreva ou desenhe, com pressão firme, na página de cima e seu trabalho será transposto para a folha de baixo da pilha, fornecendo assim duas cópias, o seu original e a cópia carbono.
Você encontrará muitas opções para usar seu papel químico caseiro. Produza cópias de desenhos de linha colocando o desenho original na posição superior e traçando sobre suas linhas. Use papel pautado na posição superior para criar linhas de caligrafia perfeitamente retas e uniformemente espaçadas na página inferior sem pauta. Sua imaginação é o único limite para sua criatividade.