Etiqueta adequada para funerais: mensagens de simpatia e presentes
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 5 min de leitura
Aprenda as melhores maneiras de mostrar respeito em um funeral, começando com um cartão de condolências
Os funerais exigem tato e sensibilidade. É especialmente importante ter o melhor comportamento possível e não agir de maneira que perturbe o enlutado.
As pessoas presumem que você sabe como observar a etiqueta do funeral e sabe o que é aceitável, mas nem sempre é o caso, então aqui estão os princípios básicos da etiqueta do funeral:
Ao receber a triste notícia, é melhor apresentar condolências e mensagens de simpatia. Ligue ou faça uma visita aos enlutados para que eles saibam que estão em seus pensamentos. Mesmo uma breve visita é um conforto.
Se for fazer uma visita pessoal à casa do enlutado, é adequado levar presentes de solidariedade, como uma caçarola reaquecível ou outro prato. Provavelmente, cozinhar é a última coisa na mente de uma família enlutada.
As mensagens de condolências podem incluir ofertas para ajudar a família. Se puder, ofereça assistência com creche, cozinha, limpeza ou ajuda nas compras aos enlutados.
Seja um bom ouvinte. Os enlutados podem querer falar sobre seus entes queridos que partiram. Se for esse o caso, esteja lá.
Ofereça suas próprias lembranças agradáveis. Não tenha medo de falar sobre o falecido, especialmente se você tiver algumas anedotas divertidas e comoventes.
Evite a negatividade. Se havia animosidade entre você e o falecido, guarde isso para você. Uma família de luto deseja lembrar-se de seu ente querido de maneira afetuosa.
É sempre uma boa regra deixar o enlutado saber que você está pensando nele, enviando flores para os funerais, uma mensagem pessoal de condolências ou um cartão de condolências em massa para a agência funerária. Se eles não forem incentivados, faça uma doação de caridade em nome do falecido ou envie uma cesta de frutas ou outro alimento para a casa de sua família. As flores também podem ser enviadas diretamente em casa para a família do falecido.
A etiqueta do traje mudou ao longo dos anos. Embora não seja necessário se vestir de preto, mostre respeito ao escolher seu traje. Salve estilos de cores vivas ou provocantes para pular em clubes. Use ternos conservadores ou roupas elegantes em tons escuros e respeitosos. Tente evitar padrões "felizes", como florais.
Se houver um velório, é apropriado primeiro oferecer condolências à família do falecido antes de se misturar com os enlutados.
Também ao entrar na casa funerária, é a devida visitação e etiqueta funerária prestar seu respeito ao falecido, aproximando-se do caixão e oferecendo uma oração ou reflexão silenciosa.
Aqueles que estavam mais próximos do falecido são convidados a carregar o caixão e carregar o caixão. Fazer isso é considerado uma grande honra.
O cortejo fúnebre e a recessão dependem da religião. Se você não tiver certeza do procedimento adequado, verifique com o atendente da funerária ou com o clérigo.
Antes de entrar na casa de adoração, desligue telefones celulares, pagers, jogos eletrônicos e outros itens que façam barulho ou que distraiam.
Ouça com respeito aqueles que estão falando.
Se você for falar, respeite o falecido e sua família. Anedotas engraçadas ou boas, mas certifique-se de que sejam adequadas à ocasião. Tente refletir uma memória afetuosa e evite ser mesquinho. Faça o possível para lembrar as qualidades positivas do falecido e evite focar em seus atributos negativos.
Nunca traga histórias embaraçosas. Embora você possa achá-los divertidos, a família do falecido pode achar de mau gosto.
Evite olhar para os enlutados. Permita que seus entes queridos sofram com dignidade.
Deixe o passado ser passado, pelo menos durante o funeral. Este não é o lugar para lavar roupas sujas ou participar de rixas familiares. Provavelmente, é melhor lembrar o ditado: "Se você não tem nada de bom para dizer, não diga nada". Se você se afastou do falecido ou de outros parentes, sua família apreciará que você veio prestar seus respeitos. Não há necessidade de dizer nada que possa manchar a ocasião.
Permita que a família e amigos próximos se sentem nas primeiras filas. Conhecidos de negócios e aqueles que não eram muito próximos do falecido deveriam sentar-se na parte traseira.
Não coma, beba ou masque chiclete durante o funeral.
Não converse com aqueles ao seu redor.
Se você tiver que tossir por um longo período de tempo, terá que deixar o local de culto.
Qualquer criança perturbadora deve ser removida imediatamente.
Ao dirigir em procissão, espera-se que você dirija de maneira lenta e respeitosa com os faróis acesos. Muitos atendentes de uma funerária agora têm adesivos para colocar nos carros avisando os outros motoristas de que você participa da procissão.
Após o enterro, todos os presentes são convidados para uma recepção. A recepção pode ser realizada na casa de um familiar ou ente querido, ou em um restaurante.
É uma boa ideia deixar as crianças pequenas em casa. Os velórios e funerais são ocasiões solenes e nem sempre se pode esperar que as crianças se comportem ou estejam devidamente atentas.
O enlutado deve reconhecer presentes e atos de bondade com uma nota de agradecimento. Isso pode ser feito alguns meses após o funeral, mas notas de agradecimento sempre devem ser enviadas.
Pode ser difícil saber o que fazer ou dizer em um funeral. As coisas mais importantes são mostrar apoio à família que está sofrendo uma perda e fazê-lo com a etiqueta de condolências adequada. Se você agir de maneira respeitosa e oferecer algumas palavras e gestos de conforto, você se sairá bem.