Se você possui uma casa sem hipoteca, não pode ter patrimônio líquido negativo - não importa o quão baixo o preço de mercado caia.
A maioria das pessoas já ouviu o termo patrimônio líquido negativo aplicado a uma casa ou a um veículo. A ideia é a mesma para uma casa ou um veículo. A causa pode ser um pouco diferente. Discutiremos ambos a seguir.
Simplificando, patrimônio líquido negativo é quando você deve mais do que o valor da casa. Se você possui uma casa sem hipoteca, não pode ter patrimônio líquido negativo - não importa o quão baixo o preço de mercado caia. A parte complicada é descobrir como evitá-lo.
Período de tempo mais curto
Uma das maneiras mais eficazes de evitar patrimônio líquido negativo é fazer sua compra com uma entrada substancial em dinheiro. Se o valor do empréstimo, desde o início, for consideravelmente menor do que o preço de compra, você terá aquele colchão de patrimônio para protegê-lo. A principal diferença entre um carro e uma casa é a apreciação. Assim que você compra um carro, ele começa a se depreciar. Nunca valerá tanto quanto você comprou. Pensando nisso, sua melhor aposta é escolher o empréstimo com o menor prazo possível. Quanto mais cedo você fizer pagamentos substanciais para pagar o empréstimo, menos provável será de patrimônio líquido negativo no veículo.
Simplificando, patrimônio líquido negativo é quando você deve mais do que o valor da casa.
As casas são um pouco diferentes. A maioria das pessoas espera que uma casa seja apreciada lentamente. Isso significa que, como você pagar a sua hipoteca para baixo, e sua casa está apreciando lentamente, você está construindo mais e mais equidade em sua casa. Infelizmente, o mercado imobiliário nem sempre se valoriza. Quando os preços das casas na sua área estão caindo, isso pode fazer com que você tenha patrimônio líquido negativo. Você não pode controlar o mercado imobiliário, mas pode controlar o seu lado dele.
Mais uma vez, quanto maior for o pagamento da entrada da sua casa, menor será a probabilidade de você ter patrimônio líquido negativo.
Mercado começa a subir
Mas se você pegar um empréstimo no valor máximo de sua casa e o mercado cair, você terá patrimônio líquido negativo. A melhor maneira de consertar isso é pagar o máximo possível da hipoteca todos os meses. O dinheiro extra deve ir todo para o princípio e começar a reduzir esse patrimônio líquido negativo. Se o mercado começar a subir novamente, isso também pode ajudar a reduzir seu patrimônio líquido negativo. Mas, como observado antes, você não pode controlar o mercado. Portanto, é melhor controlar o fim das coisas.
Um dos problemas com o patrimônio líquido negativo é que ele pode causar grandes problemas se você precisar vender a casa ou o carro. Se você deve mais do que pode vender, o banco ou a hipoteca vai querer que você pague a diferença. É por isso que é sempre melhor pagar o empréstimo rapidamente para evitar ser pego em uma situação de patrimônio líquido negativo. Muitas pessoas descobriram que precisavam se mudar, talvez para um emprego, e descobriram que ficarão devendo dinheiro se tentarem vender a casa. Isso pode destruir planos de carreira ou prejudicar seriamente seu quadro financeiro.
Tente comprar casas e carros com pelo menos alguns para baixo. Se possível, coloque um dinheiro extra a cada mês nos pagamentos para reduzir o princípio o mais rápido possível. Dessa forma, se surgir algo, você não será limitado por esse patrimônio líquido negativo.