O gargarejo é uma excelente forma de combater bactérias na boca, refrescar o hálito, aliviar dores de garganta e acordar de manhã!
Gargarejar parece um ato simples e é; mas você pode gargarejar com mais eficácia se seguir algumas dicas.
Rotina de higiene bucal
Escove os dentes primeiro e depois faça gargarejos. Essa será a última etapa da sua rotina de higiene bucal e deixará a boca limpa como um apito.
Gargareje com água salgada, enxaguatório bucal ou até mesmo água pura, se nada mais estiver disponível. O gargarejo com água salgada é mais frequentemente recomendado para dor de garganta, enquanto o enxaguatório bucal é melhor para refrescar o hálito e remover bactérias. Você pode fazer uma solução de água salgada com um copo de água morna e cerca de uma colher de chá de sal. Sabores comerciais de enxaguantes bucais são abundantes e a escolha é uma preferência pessoal. Alguns fabricantes chegam a fazer enxaguantes bucais infantis em vários sabores "adequados para crianças", como laranja. De longe, o sabor mais popular é a menta. A hortelã é tradicionalmente associada à vigília (é por isso que estourar um doce de hortelã em uma reunião chata pode abrir seus olhos), então o enxaguante bucal com hortelã terá o duplo propósito de animá-lo e limpar todas as estruturas da boca.
Recipiente convida a contaminação
Despeje seu anti-séptico bucal em um copo limpo antes de gargarejar. Se mais de uma pessoa usar o mesmo frasco de enxaguatório bucal, sair do recipiente é um convite à contaminação.
Se você já gargarejou passando o líquido em volta das bochechas, parecendo um baiacu, e depois cuspiu, você não fez direito! Você quer tomar um gole, inclinar a cabeça para trás e deixar o líquido assentar no fundo da garganta, fechando a garganta para que você não engula. Em seguida, expire lentamente para que o ar se misture com o líquido e se mova ao redor de toda a boca. Pode até fazer cócegas, mas tente manter o gargarejo por pelo menos 30 segundos.
Enxaguatórios bucais comerciais
Não engula o líquido para gargarejo. Nem água salgada nem enxaguantes bucais comerciais devem ser ingeridos, especialmente por crianças que podem acabar engolindo muito flúor. Cuspa o líquido quando terminar.
Se você estiver gargarejando por causa de dor de garganta, provavelmente desejará repetir o procedimento duas ou três vezes.
Uma pessoa que gargareja como parte regular de uma rotina de higiene bucal maximiza a saúde bucal. E agora você sabe gargarejar com eficácia!