A tricotilomania é um Transtorno Obsessivo Compulsivo em que uma pessoa tem uma compulsão para arrancar os cabelos de diferentes partes do corpo. Geralmente começa a se manifestar em indivíduos por volta dos 12 anos, mas os sintomas podem se manifestar ainda na infância. É um distúrbio comportamental triste e doloroso. Algumas pessoas que sofrem desse distúrbio têm uma necessidade urgente de arrancar os cílios.
Se é um dos milhões de europeus com esta doença, existem terapias disponíveis para o ajudar. Veja o que você pode fazer para parar de puxar os cílios.
Distraia-se com outras atividades. Manter as mãos ocupadas com outras coisas, como escrever ou clicar em uma caneta, pode ajudá-lo a parar de puxar os cabelos. Às vezes, você pode até precisar sentar-se com as mãos para se impedir de puxar os cílios.
Evite atividades passivas, como ler ou assistir TV. Deixar as mãos livres em uma atividade distraída pode fazer você puxar os cílios sem nem perceber. Se você ler, certifique-se de segurar o livro ou revista com as duas mãos.
Use luvas. Torne difícil para você mesmo arrancar os cílios, tornando sua mão indisponível.
Cubra os cílios com vaselina para dificultar a compreensão. Uma das razões pelas quais os indivíduos que sofrem desse distúrbio puxam os cabelos é que a textura, o comprimento e a sensação de cada cabelo individualmente são fascinantes e prendem sua atenção. Se você deixar seus cílios escorregadios e usar luvas ao mesmo tempo, isso o tornará praticamente incapaz de puxar os pelos do corpo.
Se você sentir vontade de puxar os cílios, vá até o espelho. Se você se vir fazendo a atividade, isso pode impedi-lo de concluí-la. Enquanto estiver em frente ao espelho, diga afirmações positivas a si mesmo para distraí-lo de seu comportamento e para redirecionar sua atenção.
Identifique os gatilhos situacionais para que possa aprender a evitá-los. Você puxa o cabelo quando está entediado, estressado ou distraído? Você faz isso apenas quando está em casa ou sozinho? Identificar as situações que o obrigam a puxar os cílios o deixará alerta e o ajudará a evitar essas armadilhas situacionais.
Procure ajuda profissional. Existe uma terapia cognitivo-comportamental em que um terapeuta pode ajudá-lo a modificar seu comportamento. Pode demorar um pouco, mas o esforço valerá a pena.
Considere tratamentos alternativos. Ioga, meditação, afirmações positivas, modificação da dieta e remédios à base de ervas podem ajudar. Faça sua pesquisa e veja o que funciona para você. Pode ser necessário tentativa e erro, pois diferentes tratamentos afetam os indivíduos de maneiras diferentes. Você também pode discutir as opções com seu médico.
Junte-se a um grupo de apoio. Existe ajuda e apoio disponível para famílias e indivíduos que sofrem deste transtorno. Obtenha informações no Centro de Aprendizagem de Tricotilomania. Confira o site deles em www.trich.org. Você não está sozinho. Estima-se que um em cada 50 europeus sofre desta doença.
Procure opções de tratamento
Existe ajuda disponível. Se você ou alguém que você conhece é afetado por isso, faça sua pesquisa e procure as opções de tratamento que funcionarão melhor para você. Obtenha ajuda o mais rápido possível, para não ter que esperar até que seus olhos fiquem carecas antes de procurar ajuda.