Ao contrário da crença popular, os perfumes e outros aromas não são normalmente feitos de um único perfume; eles são uma mistura de três óleos de perfume chamados notas de topo, de coração e de base. O que normalmente cheiramos é a nota de base, porque ela tem o perfume mais forte e pesado, persistindo no ar mesmo depois que as notas de topo e de coração tenham se apagado. As notas de base são escolhidas por causa de sua força, aroma e propriedades fixadoras, e muitas vezes ditam a qual família de fragrâncias um perfume pertence. As notas básicas são normalmente descritas como uma das seguintes:
Sensual
Caloroso
Apimentado
Musgoso
Woody
Esfumaçado
Exótico
Inebriante, pesado ou forte
Muitos dos óleos de fragrâncias usados para notas de base agora são raros porque têm sido usados por perfumistas há séculos. Alguns também são considerados politicamente incorretos por serem extraídos de animais raros, o que leva à criação de versões sintéticas. A maioria das notas de base, entretanto, é extraída de óleos essenciais de plantas, flores e resina de árvores. Abaixo está uma lista dos aromas mais populares para todos os aficionados de perfume:
Âmbar. O âmbar vem da resina fóssil do abeto e não é muito fácil de extrair. No entanto, os perfumistas adoram usar o âmbar como nota base porque muitos amam seu aroma quente e amadeirado.
Ambergis. Esta é uma substância gordurosa derivada do estômago dos cachalotes. Como os cachalotes estão em perigo, os óleos genuínos do perfume de âmbar cinza não são mais usados e uma versão sintética foi criada para substituí-los.
Patchouli. Um dos aromas mais conhecidos, o patchouli é doce, terroso e quente. Seu óleo essencial vem da planta patchouli do sudeste asiático.
Feijão de Tonka. A fava de tonka é usada por perfumistas para dar a um perfume um sabor oriental. Apesar de vir do fruto de uma árvore tonka, a fava tem cheiro de maçapão e caramelo. Seu cheiro doce de confeitaria o torna um perfume popular para muitas fragrâncias feitas por celebridades ou perfumes comercializados para meninas mais jovens.
Courmarin. Este óleo de fragrância com cheiro de maçapão também é encontrado em feijões tonka
Almíscar. Outro perfume favorito da maioria das mulheres, o almíscar costumava vir das glândulas almiscaradas do cervo almiscarado do Himalaia. O óleo de perfume de almíscar usado hoje vem de uma variedade sintética, o que torna mais fácil incluí-lo em perfumes porque a força de seu perfume agora pode ser controlada.
Bálsamo. Esta resina de cheiro doce proveniente de plantas e árvores é um óleo de perfume muito popular.
Sândalo. O sândalo é tão popular quanto o almíscar e o âmbar, e sua forma de óleo essencial puro é mais acessível, pois vem da árvore de sândalo.
Couro. Todos nós associamos couro a couro de animal, mas o couro usado em perfumes, na verdade, vem de abetos e bétulas. O couro pode ser facilmente identificado por meio de seu cheiro quente e esfumaçado.
Vetiver. O aroma verde e terroso de vetiver também é usado em óleos essenciais de aromaterapia por suas propriedades relaxantes e calmantes. Vem da grama khuskhus do Caribe e da Índia.
Benjoim. Aromas com um toque de chocolate provavelmente contêm benjoim, a resina encontrada na árvore estriaxial.