Como se proteger ao assinar um contrato de locação?
Abril Carmona Sobrinho
• 3 min de leitura
O aluguel de uma propriedade começa com o preenchimento de seu requerimento formal. Normalmente, o preenchimento dos formulários necessários completa esta parte. Depois disso, prepare-se para uma verificação completa de antecedentes. Isso será seguido por uma verificação de crédito rigorosa. Eventualmente, o gerente da propriedade deve estar pronto para lhe entregar o aluguel. Prepare seus cheques. Você deve ser capaz de cobrir o depósito de segurança e o pagamento do aluguel do primeiro mês. Antes de anexar sua assinatura ao contrato, leia as letras miúdas primeiro e leia as disposições que regem o seu aluguel. Aqui estão algumas dicas:
Entenda cada palavra contida em seu contrato. Não examine apenas as condições. Leia cada um deles. Veja se eles fazem sentido. Verifique se eles são consistentes com o que você discutiu anteriormente com o gerente da propriedade. Se você assinar o contrato, tudo o que lá estiver escrito será seguido com rigor. Portanto, seja cauteloso. Se houver discrepâncias ou inconsistências, marque-as. Traga-os à atenção do gerente da propriedade em sua próxima reunião agendada. Mudanças apropriadas devem ser feitas no devido tempo.
Agende uma visita à sua unidade. Coordene com o gerente da propriedade. Peça a ele para permitir que você inspecione a unidade real que pretende alugar. Quando você conseguir ver sua unidade, dê uma volta. O gerente da propriedade deve acompanhá-lo quando você verificar os cantos e recantos de sua unidade. Anote e liste os danos, se houver. Antes de encerrar a reunião, peça ao gerente da propriedade para assinar sua lista. Esses danos devem ser reparados ou reparados antes de você assinar o contrato de locação. Se você ignorar esse procedimento, poderá pagar por esses danos. Normalmente, o gerente da propriedade pode deduzir automaticamente os danos que você não relatou no início do contrato.
Entreviste alguns dos residentes da propriedade. Isso é muito mais fácil quando você conhece alguém que já mora na propriedade. Caso contrário, você pode simplesmente confiar em sua confiança e personalidade. Ao conversar com um morador, descubra se a administração é capaz de manter bem a propriedade. Pergunte se eles também são capazes de responder às reclamações de forma rápida e eficaz. Informe-se sobre as medidas de segurança. Veja como o ruído está sendo controlado.
Saiba quem está realmente administrando a propriedade. Fale com o gerente da propriedade. Obtenha o nome completo do proprietário do imóvel e suas informações de contato. Isso se torna útil quando um problema sério começa a surgir. Você pode discutir o assunto diretamente com o proprietário do imóvel.
Faça seguro de sua propriedade. Faça isso para que você possa proteger prontamente sua propriedade "pessoal". Conheça um corretor de seguros e saiba mais sobre suas opções. Se você quiser se orientar, pode verificar algumas referências online antes de marcar a consulta com um agente de seguros.
Quando tudo estiver em ordem, assine o contrato. Depois de autenticado, faça uma fotocópia. Guarde o contrato de locação em local seguro. Certifique-se de que você pode acessá-lo prontamente. O arrendamento pode dar a você a proteção necessária no caso de uma disputa.