As despesas com alimentação certamente ocupam uma grande fatia do orçamento de qualquer pessoa. Independentemente de você ter família ou morar sozinho, seus gastos com alimentação podem prejudicar muito sua renda mensal. É difícil conseguir dinheiro hoje em dia, mas às vezes você chega a um ponto em que precisa fazer uma compra importante ou há despesas forçadas que não pode evitar. Ao tentar equilibrar tudo, você é forçado a cortar suas despesas mensais e, nesse caso, é obrigado a viver com um orçamento muito limitado. Se você está nessa situação, pode se preocupar em como pode comprar comida com um orçamento apertado e não sacrificar suas necessidades nutricionais. A verdade é - isso não é impossível. Apenas observe as seguintes dicas:
Liste o que servir durante as refeições. Elabore um plano de menu que consiste em um guia diário de três refeições. Com isso, você estará mais bem preparado na hora de ir ao mercado porque já sabe o que comprar. E se você tiver um plano de compras definido, não se perderá em outras prateleiras, onde poderá ser tentado a fazer compras desnecessárias.
Os alimentos frescos fazem uma grande diferença. Você sabia que os alimentos processados são mais caros do que os alimentos frescos? Isso porque os alimentos processados acarretam custos de processamento e embalagem, que no final são cobrados dos compradores.
Obedeça estritamente ao seu orçamento. Antes de ir à mercearia, você deve impor a si mesmo uma determinada quantia que gastará nas compras. É claro que você deve basear essa quantia no plano de menu semanal que você fez. A propósito, conforme você faz seu plano de menu, coloque um preço de etiqueta em cada refeição. Por exemplo, purê de batata para duas pessoas pode custar 0,70€ e duas fatias de coxas de frango podem custar 1,50€. Lembre-se de não gastar além do seu orçamento. Se ajudar, feche os olhos ao passar pelas prateleiras que contêm seu doce de chocolate favorito e outros petiscos caros que você adora.
Antes de decidir viver com um orçamento limitado de alimentos, você pode ter estocado vários itens em sua despensa. Dê uma olhada em seu freezer e despensa e liste todos os alimentos armazenados nas prateleiras e armários para que você saiba o que já tem e, portanto, não precisa comprar. Temperos, condimentos e outros ingredientes culinários, se já estiverem disponíveis, podem economizar muito.
Faça seus próprios preparativos alimentares. Produtos alimentícios de conveniência são ótimos e economizam tempo, mas custam muito mais. Tente aprender a fazer sua própria mistura de churrasco, molhos e outras misturas. É ainda mais divertido quando você sabe que se esforçou muito para preparar uma refeição, em vez de servi-la direto das prateleiras do supermercado.
Seja um defensor de alimentos saudáveis naturais. Abster-se de comprar refrigerantes e lixo pode significar grandes economias. Também resulta em um estilo de vida mais saudável.
Viver com um baixo orçamento alimentar não significa necessariamente que você tenha que sacrificar suas necessidades nutricionais e de saúde. Se você planejar suas refeições com cuidado e comprar alimentos com sabedoria, logo perceberá o fato de que realmente não precisa passar fome ou ficar desnutrido com um orçamento limitado para alimentos.