Para garantir uma aposentadoria segura, as pessoas precisam assumir uma postura mais conservadora em relação ao futuro. É necessário escolher seus investimentos para que você possa atingir uma taxa média de retorno que seja financeiramente confortável considerando sua expectativa para o futuro. As pessoas desejam naturalmente seguir seus sonhos e objetivos pessoais e, muitas vezes, só encontram tempo e dedicação para essa busca após a aposentadoria.
Aprenda a estabelecer um plano de poupança, em oito passos razoáveis e simples, fáceis de gerir e que lhe permitirão criar uma poupança para a reforma sem ter de viver uma vida sem diversão.
- Encontre o GAP. A primeira etapa de um plano de aposentadoria é definir por quanto tempo você ficará aposentado. Este é um momento de verdadeira reflexão que deve ser levado com paciência. Pergunte a si mesmo por quantos anos planeja continuar trabalhando e defina uma idade clara para iniciar sua aposentadoria.
Este é um momento para enfrentar o fato de que ninguém vive para sempre e você terá um tempo limitado para buscar a felicidade. É perfeitamente saudável assumir uma longa expectativa de vida. Na verdade, de um ponto de vista conservador, isso aumentará o valor financeiro necessário para o seu plano de poupança e garantirá que a maioria das melhores oportunidades de atendimento médico e qualidade de vida estarão disponíveis financeiramente para você no futuro. Ter um pouco de fé no futuro certamente aumentará sua expectativa de vida.
- Imagine seu orçamento. Fale com aposentados perto de você. Pergunte sobre o orçamento familiar. Descubra quanto é gasto em cuidados médicos e outras despesas. Lembre-se das coisas importantes:
- Sua história familiar quando se trata de problemas de saúde.
- Seus planos e sonhos para o futuro.
- Esses presentes estragadores para o seu neto.
- Sua influência na vida das pessoas ao seu redor e a deles na sua.
Tenha uma ideia geral do gasto mensal que você terá. Tente não se concentrar apenas nas possibilidades negativas para o futuro! Incluem outras atividades como viagens, palestras e cursos, atividades em grupo / família e, principalmente, aqueles sonhos que ficaram para trás em algum lugar ao longo dos anos.
- Jogue pelo seguro, mas jogue com calma. Ao final de suas projeções, some tudo e veja quanto custará para ser aposentado. Adicione algo entre três a sete por cento a esse total.
Embora não seja possível prever todos os eventos no futuro, podemos usar um pouco de margem para ineficiência em nosso orçamento para que estejamos confortáveis com circunstâncias imprevistas. Nosso objetivo aqui é cobrir todas as principais necessidades prioritárias e para isso precisamos jogar pelo seguro em nossas projeções.
Tente não perder o foco e ser muito seguro. Se sua projeção acabar sendo muito desigual com seu orçamento real, você pode querer repensar suas premissas e revisar suas suposições. Este é um longo passo e deve ser considerado seriamente. Não se preocupe se tiver que refazer várias vezes; afinal, aqui é onde você define as coisas que fará e não fará no futuro.
Procure no Google essas alternativas. Pesquise suas alternativas de investimento. Encontre aqueles que podem gerar pelo menos 80% do valor que você precisará em seu plano de aposentadoria a partir daqui até sua idade inicial. Certifique-se de equilibrar o volume investido com o risco implícito no investimento.
Tente diversificar seu investimento de forma que a maior parte dele seja baseada em uma conta de poupança ou ativos livres de risco. Deixe alguns em outros tipos de investimentos para adicionar aquele sabor picante ao seu patrimônio. Repense sua posição de investimento sempre que se sentir desconfortável com sua configuração.
Os 20% restantes de seu orçamento serão gerados durante seus dias de aposentadoria pelas valorizações contínuas de seus ativos remanescentes. Eles também podem ser complementados com fontes alternativas de renda que serão citadas a seguir nas etapas cinco e seis.
Não comprometa o agora para guardar tudo para mais tarde. Se a quantia necessária mensalmente para alcançar suas economias para a aposentadoria for muito grande e comprometer seu orçamento familiar agora, você precisará reavaliar as etapas um a quatro.
Tente se aposentar um pouco mais tarde ou se concentre em objetivos menos materiais. Considere a possibilidade de gerar receitas alternativas ao seu orçamento. Aposto que seus netos não ficarão chateados com presentes mais emocionais e menos caros, se isso mantiver os avós mais próximos nas férias.
- Não planeje ser um viciado em televisão. É bem sabido que as pessoas mentalmente ativas têm maior expectativa de vida e são mais lúcidas na velhice. Pense em maneiras de agregar valor à sua aposentadoria e comece a agir agora.
É razoável imaginar pessoas mais velhas em empregos de consultoria e desempenhando tarefas secundárias na administração. Mostre às pessoas ao seu redor que a experiência é algo para ser admirado. Ainda assim, com o avanço da internet há a criação de um mercado de trabalho informal maior nas vendas e suporte online. Encontre uma maneira razoável de adicionar alguns valores a essa conta poupança para que você possa aproveitar melhor sua aposentadoria. Busque um trabalho que você adoraria fazer e siga esse sonho.
“Nenhum homem é uma ilha, por inteiro”. Tenha em mente que você não deve gastar sua aposentadoria sozinho. Se vocês têm um parceiro, devem planejar a aposentadoria juntos e poderem apoiar-se um no outro sempre que necessário.
Se você está sozinho, é hora de sair e encontrar outras pessoas como você. Parceria é algo a ser admirado e procurado em seus dias mais velhos. Dedique-se aos seus sonhos e família.
Confie em mim. É muito mais fácil ser feliz quando você está perto de pessoas que o amam e cuidam de você quando necessário.
Tome uma atitude. Com todo planejamento você precisa estar alerta para os efeitos indesejáveis de fatores imprevistos que estão fora do nosso controle. Esteja pronto para agir conforme exigido, a fim de mudar seu plano conforme as contingências surgirem. É natural que tenhamos, ao longo da vida, anos bons e anos ruins. Tente se proteger mais nesses anos bons para que haja menos pressão nos anos "não tão bons".
É da nossa vida que estamos falando. Devemos nos responsabilizar por isso e, caso algo dê errado, reavaliar nossas prioridades, redefinir nossos objetivos e buscar sempre um futuro melhor.