Como comparar as taxas de juros da poupança bancária?
Giovana Zambrano
• 3 min de leitura
Não seria bom se o banco lhe devesse algum dinheiro, para variar? Se você tem alguma forma de poupança no banco, ele está em dívida com você. O dinheiro que você deposita no banco é usado para certos investimentos monetários. Não importa se o investimento foi bem-sucedido ou foi um fracasso total, o banco que administra suas economias ainda creditará uma certa quantia em seu capital de poupança na forma de juros. Esses juros são, na verdade, o que faz com que as pessoas coloquem seu dinheiro arduamente ganho na poupança do banco, porque o dinheiro trabalha para elas, embora por um valor mínimo. Quanto mais economia você depositar, mais juros serão gerados.
Capital principal pago
As instituições financeiras que usam sua poupança bancária expressam as taxas de juros como uma porcentagem do capital principal pago por um determinado período. Essas taxas de juros para poupança bancária variam de acordo com o estabelecimento bancário. Os bancos costumam ter seus próprios métodos para calcular as taxas de juros. Os juros creditados em sua conta bancária são, na verdade, uma forma de renda passiva, que na verdade é um indicador de riqueza pessoal.
Antes de colocar todos os seus ativos ganhos com dificuldade em uma conta de poupança, você deve saber como comparar as taxas de juros da poupança bancária e ver qual desses bancos em sua localidade lhe dará o valor certo pelo dinheiro. Você precisa fazer uma pequena pesquisa para saber com qual banco você faz negócios.
Procure nos jornais da comunidade os anúncios dos bancos locais. Freqüentemente, eles forneceriam informações sobre quanto estariam dispostos a pagar por contas de poupança ou depósitos a prazo. Lembre-se de que existem muitos bancos que desejam ter você como cliente e que precisam do seu dinheiro para obter capital para o estabelecimento deles. Examine o anúncio com cuidado, pois eles normalmente teriam as vantagens fornecidas, além das taxas de juros.
Ligue para o banco mais próximo e pergunte se eles podem fornecer informações sobre taxas de juros. Embora possam não ter promoções no momento, o pessoal do banco pode até oferecer benefícios adicionais apenas para a abertura de uma conta. Leve em consideração a taxa de inflação, pois isso afetará o poder de compra do seu dinheiro no futuro. A taxa de juros da poupança deve ser superior à inflação anual.
Explore a Internet para verificar suas afirmações. Essa abordagem forneceria conhecimento adicional sobre os pontos fortes e fracos de cada banco. Você também pode ir para os bancos online, pois eles geralmente oferecem taxas de juros mais altas do que os bancos locais. Para segurança adicional, você poderia contratar os serviços de um consultor financeiro que saberia qual a melhor instituição para sua poupança.
Não importa o método que você escolha, quando decidir sobre a taxa de juros da poupança do banco que funciona para você, invista suas economias nessa instituição. A taxa de juros da poupança bancária que você considerou a melhor para suas economias - bem como os extras que ela traz, gerará o futuro de suas finanças.