Os cheques costumavam ser impressos apenas por bancos e você precisa passar pelo processo de reordenar cadernos de cheques em branco sempre que ficar sem páginas ou precisar alterar as informações impressas nos cheques.
Agora se tornou conveniente e barato imprimir cheques em branco apenas usando o equipamento eletrônico que você já possui. Você também tem a conveniência de preencher previamente seus cheques antes de enviá-los.
Imprimir cheques pessoais
Certifique-se de conhecer os requisitos para imprimir cheques pessoais e a maneira correta de fazê-lo. Um simples erro pode custar mais do que o valor que você deseja economizar. Aqui estão as etapas para imprimir seus cheques em casa:
Compre o equipamento e o papel necessários para imprimir cheques pessoais.
Certifique-se de ter o equipamento certo para imprimir seus cheques. Seus cheques podem ser impressos em qualquer tipo de computador, mas é altamente recomendável que você use tinta magnética para imprimir seus cheques. Porém, observe que a tinta magnética é muito difícil de encontrar e é mais cara.
Use o papel especial necessário para imprimir cheques. O papel de que você precisa deve ter recursos de segurança que dificultarão a alteração de um cheque que você imprimiu. Como segurança adicional, você também pode consultar as diretrizes sobre como escrever verificações resistentes a adulteração.
Escolha um design para seu cheque.
Embora você possa criar seu próprio design sem o uso de um software especial, sugere-se que você tire proveito dos pacotes predefinidos disponíveis online ou em varejistas. Eles são relativamente baratos e você pode experimentar vários designs para escolher.
Além disso, alguns softwares que podem imprimir cheques pessoais têm uma interface com algum software de gerenciamento de dinheiro como o MS Money ou Quicken. Se o programa que você escolher for compatível, você terá a vantagem adicional de rastrear seus pagamentos sem a necessidade de codificar manualmente as informações. VersaCheck é um programa sugerido que é facilmente acessível e pode ser encontrado em lojas de varejo ou online.
Depois de escolher seu programa de software e design, preencha as informações necessárias para configurar sua conta. Certifique-se de preencher corretamente seu nome completo, endereço e nome e endereço do seu banco no formato fornecido.
Codifique as informações de reconhecimento de caracteres de tinta magnética (MICR) que incluem a conta e os números de roteamento. O MICR geralmente é encontrado na parte inferior do cheque. Designe um número inicial para seus cheques serem impressos.
Imprima páginas de teste para revisar as informações que você codificou.
Revise as informações que você preencheu. Execute as páginas de teste para verificar se as seções estão alinhadas e se as informações inseridas estão corretas.
Você pode optar por pré-imprimir cheques com as informações do beneficiário indicadas ou apenas executar cheques em branco para serem preenchidos conforme necessário.
Seus cheques pessoais impressos são geralmente lidos por leitores magnéticos em computadores para processamento mais rápido. Se acontecer de você imprimir seus cheques usando tinta normal e não tinta magnética, você corre o risco de seu cheque ser lido em um leitor não óptico. Em seguida, será processado manualmente. O processamento manual pode significar que uma taxa será cobrada de você e do seu beneficiário e o processamento será mais lento.