Os cheques bancários são emitidos pelos bancos e vendidos ao seu próprio cliente ou a qualquer outro comprador e representam um compromisso direto do Banco. Eles foram vistos anteriormente como instrumentos seguros e usados com bastante regularidade para pagamentos de bens e serviços.
Depósito pós-curto prazo
Essas verificações chegaram aos holofotes há algum tempo pelos motivos errados. Eles se tornaram um instrumento muito lucrativo para enganar as pessoas. O valor do cheque administrativo está disponível para o cliente em um curto período após o depósito. No entanto, se o cheque for fraudulento, esse dinheiro não é do cliente e deve ser devolvido. O problema é que leva algum tempo para descobrir um cheque administrativo fraudulento.
Como você garante que não será enganado por um cheque administrativo fraudulento? Aqui estão algumas dicas que funcionarão.
Entenda o que é um cheque administrativo e o que se entende por 'fundos disponíveis' após o depósito do cheque administrativo.
Faça negócios apenas com pessoas que você conhece. Obtenha referências de terceiros independentes, na medida do possível. Seja extremamente cauteloso ao aceitar cheques bancários de pessoas cuja identidade você não conhece.
A aceitação de pagamentos para vendas pela Internet deve ser feita, de preferência, por meio de serviços de custódia ou sistemas de pagamento online. Evite o cheque administrativo.
Mesmo que aceite pagamentos em cheque administrativo, aceite sempre um cheque com o valor exacto do valor vendido e NUNCA com um valor que inclua um valor a pagar a terceiros.
O ideal é que o pagamento por meio de cheque administrativo seja feito em um banco com presença na sua área.
Ligue para o banco que emitiu o cheque administrativo para verificar sua autenticidade. Eles poderão confirmá-lo como genuíno, caso o tenham emitido.
Sempre desconfie de uma transação de cheque administrativo que envolva:
Um pagamento para outra conta ou pessoa por transferência eletrônica.
Qualquer ação imediata e urgente de sua parte solicitada pela outra parte.
Os rendimentos parecem muito ganho para 'pouca ou nenhuma dor'.
Um presente ou prêmio em dinheiro que exige pagamento.
Evite qualquer transação que tenha um pedido, por e-mail, solicitando que você o mantenha em segredo.
Inspecione a verificação de autenticidade por meio de elementos de segurança, como marcas d'água, tinta sensível ao calor, etc.
Caso o pagamento seja recebido por meio de cheque administrativo, sacar no banco na presença deles.
Aceite cheques bancários apenas durante o horário comercial de pessoas que você conhece.
Ao aceitar cheques bancários de pessoas que você não conhece, certifique-se de que as informações de identidade também sejam obtidas dessas pessoas.
Alguns cenários típicos de golpes de cheque de caixa são
Venda de bens pela Internet.
Venda de mercadorias pela Internet, mas o pagamento está acima do preço de venda acordado e é acompanhada por um pedido de transferência eletrônica do valor excedente a uma terceira pessoa.
Ganhos inesperados de uma loteria em que você não participou ou não foi beneficiário de uma pessoa desconhecida. Será solicitado que você transfira a taxa de processamento ou algo semelhante relacionado a este recibo para uma pessoa em outro condado.
Ser escolhido como cliente misterioso e receber o dinheiro em cheque administrativo. Também existe um pedido de transferência de parte do dinheiro para terceiros.
Estar ciente desses golpes é por si só uma proteção contra eles. Portanto, da próxima vez que você ou alguém que você conhece ficar sabendo da ocorrência de tal esquema, você pode evitar que alguém seja enganado.