A seção de negócios dos jornais está fervilhando com todo tipo de conversa sobre "estagflação". Mas não se deixe levar pelo hype ainda, a menos que você saiba o que isso pode significar para o seu portfólio. Essencialmente, uma estagflação é uma condição de alto desemprego causada por ou correlacionada a um crescimento econômico lento - portanto, um período de estagnação. A parte "flutuação" vem da inflação, ou aumento dos preços, que ocorre durante um período de inatividade econômica. No momento, estamos diante de uma situação em que a inflação não apenas está mais alta do que o normal - a economia também está desacelerando drasticamente. Os estoques começarão a cair de valor não só por causa da desaceleração da economia, mas também porque os investimentos em renda fixa média será incapaz de acompanhar o aumento da taxa de inflação. Mas não entre em pânico ainda - ainda é possível investir durante um período de estagflação.
Veja como você pode proteger seu portfólio contra os estragos da recessão:
Tenha muito cuidado. Não fique muito animado com os grandes negócios que podem surgir em seu caminho. Faça o máximo de pesquisa possível antes de decidir investir em uma empresa específica.
Procure por investimentos que combinem valorização de preços e renda, fazendo com que você supere as expectativas de inflação.
Não importa qual seja a condição econômica, os fundos negociados em bolsa ou ETFs são uma das melhores coisas para investir, especialmente se você prevê a desvalorização da moeda em um futuro próximo.
Uma das melhores coisas em que você pode investir durante um período de alta inflação são os recursos naturais. Recursos naturais não renováveis, como ouro, prata e urânio, aumentam e o ajudam a superar o mercado. O ouro é um mercado mais estreito, com preços extremamente flutuantes, então você deve ter cuidado ao investir nele - pode ser uma oportunidade de grande lucro, mas também pode ser um grande risco se você se tornar muito ganancioso. Olhe para SPDR Ouro do Fundo de Ações como proteção contra a inflação, mas certifique-se você não comprar demais. A prata é tão arriscada quanto o ouro, mas você pode se sair melhor.
Outro investimento que vale a pena examinar são os títulos do Tesouro protegidos contra a inflação ou TIPs e commodities.
Você também pode tentar fazer um fundo do mercado monetário, especialmente durante os estágios iniciais da estagflação. As taxas de juros ainda estão abaixo da taxa de inflação. Isso fará com que você perca dinheiro em termos reais e, ao mesmo tempo, pague impostos. Mas assim que a estagflação realmente começa, as taxas de longo e curto prazo começam a subir. Como eles são reinvestidos depois de três meses, você ganha taxas de juros mais altas, dando-lhe a chance de acompanhar o ritmo da inflação. Durante o estágio posterior da estagflação, quando o governo se torna mais sério em pará-la, as taxas de juros sobem mais e mais rápido do que as taxas de inflação, tornando seu fundo do mercado monetário muito lucrativo mesmo quando outros investimentos não o são.
NÃO invista em títulos. A inflação vai fazer você acabar perdendo o valor do seu principal, fazendo com que os valores reais em dinheiro dos seus títulos diminuam enquanto as taxas de juros sobem.
Lembre-se - tente não comprar muitos desses veículos que combatem a inflação. Embora existam muitas oportunidades para se proteger da inflação, muito de uma coisa boa será mais prejudicial para o seu portfólio.