Um capitalista de risco é geralmente um investidor rico ou instituição que fornece dinheiro para empreendimentos comerciais em troca de participação em uma empresa. A prática era galopante na década de 1990, quando todas as empresas Dot.com surgiram em cena. Continua a ser uma opção para o início de empresas, mas existem certos procedimentos envolvidos na forma de obter dinheiro de capital de risco.
- O primeiro passo é preparar um plano de negócios. Este plano de negócios deve se concentrar em três áreas: Uma explicação clara quanto ao propósito de seu negócio, informações financeiras, como receita projetada, e resumos de sua equipe de gestão.
- Existe um motivo para o seu negócio. Por exemplo, você pode ter experiência em consultoria de software e saber que existe um grande mercado para isso. Você tem um bom conhecimento dos clientes em potencial e entende a natureza do setor. Você conhece o potencial de mercado e espera adquirir uma participação de mercado de 3 a 5% no primeiro ano. Todas essas informações são pertinentes. Seja específico. Isso aumenta suas chances de obter dinheiro de capital de risco com sucesso.
- A próxima parte do seu plano de negócios entrará nas projeções de receita. Com base na participação de mercado e no total de dólares gastos em seu setor, você pode projetar quanta receita seu negócio irá gerar no primeiro ano. Todas essas informações são vitais para o capitalista de risco.
- A última seção do plano de negócios deve se concentrar na equipe de gestão. Você selecionou um grupo de profissionais com muitos anos de experiência em suas áreas funcionais específicas. Você precisa apresentar essas pessoas de uma forma positiva e fazer o capitalista de risco se sentir confiante em sua equipe.
- Todo esse trabalho inicial prepara você para o próximo passo que é encontrar um capitalista de risco para investir no seu negócio. Existem muitas fontes disponíveis online, em bibliotecas e no Guia de Capital de Risco da Pratt. Selecione um VC especializado em sua área.
- Em seguida, tente marcar reuniões pessoais com 3 a 5 desses VCs. Não os aborde diretamente com seu plano de negócios. Tente providenciar apresentações por meio de empresas clientes, advogados ou contadores que trabalharam com eles.
- Em seguida, organize uma reunião com eles e traga sua equipe administrativa. Faça uma apresentação impressionante e esteja preparado para responder a perguntas. Não se esqueça de enviar novamente uma carta de agradecimento após a reunião, destacando a demanda do mercado para o seu empreendimento. Mais importante ainda, não desista.