Não é tão fácil como você pensa começar um negócio. Além dos estudos e avaliações usuais, é necessário um orçamento considerável para que a ideia no papel seja colocada no mercado. Os fundos podem não ser problemáticos para grandes empresas com pessoas muito ricas investindo neles. Mas e quem não tem dinheiro suficiente, como os pequenos empresários? O capital de risco pode ser a única coisa em que eles podem contar.
O capital de risco, em sua definição simples, é uma certa quantia de dinheiro fornecida por um investidor na forma de um crédito para iniciar um negócio em que há perda e lucro potenciais. Normalmente, os credores são formados a partir de parcerias entre ricos investidores individuais, bancos de investimento e qualquer outra empresa que funcione como fonte de financiamento. O empresário e os investidores atuam como parceiros na hora de iniciar o negócio.
Risco de capital
Obtendo o empreendimento de capital
Os capitalistas, por serem aqueles que estão se arriscando neste tipo de negócio, são mais propensos a definir suas próprias restrições para reduzir a possibilidade de fracasso. Eles esperam um retorno de três a cinco vezes o investimento inicial em cerca de um período de cinco anos. Para isso, eles realizam certos tipos de avaliações em relação às propostas da empresa. Principalmente, os capitalistas de risco procuram empresas que têm uma boa chance de obter lucros substanciais, buscando até 30% ao ano. Para melhor impressioná-los, o negócio deve ser original, no sentido de que há poucos concorrentes no mercado.
Verificação do status financeiro
Para resumir tudo, as organizações de capital de risco examinam a definição do seu negócio, produtos, tamanho do mercado e seus lucros estimados. Passar nessa avaliação é na verdade uma coisa difícil, pois os capitalistas investem uma quantia considerável de dinheiro para revisar tudo. Os capitalistas iniciam a contratação de auditores para verificação da situação financeira e de advogado para avaliações de legalidade.
Os prós e os contras
O crédito de capital de risco é considerado "dinheiro fácil" para as empresas que passam na avaliação. Os fundos dos investidores não só são úteis para a maioria das etapas do negócio, como também oferecem a flexibilidade de pagamento em termos mensais e anuais. Os parceiros de negócios precisam apenas concordar com os pagamentos necessários, como taxas de administração e taxas de juros.
Por mais ideal que seja para iniciar negócios, o risco de capital também tem suas lacunas. Considerando os retornos que você precisa para pagar aos investidores em um período limitado de tempo, é de fato uma fonte de fundos muito cara, especialmente para iniciar uma pequena empresa.
Esta é a principal razão pela qual é aconselhável que apenas as grandes empresas com grandes possibilidades de obter lucros a curto prazo considerem esta opção. Ou, se não puder ser evitada, essa forma de estratégia de financiamento deve ser combinada com o financiamento por dívida.
Portanto, quanto às empresas que buscam capital de risco, é preciso pesar suas opções. Sim, pode ser caro pagar o capital, mas se você tem confiança na ideia que está perseguindo, por que não apostar? Pode ser difícil abrir um negócio, mas assim que começar, você verá que vale a pena o risco.