Ao longo da história, o ouro serviu como um emblema de riqueza. É procurado para arte, cunhagem e joias ou adornos pessoais. O ouro é o metal puro mais dúctil e maleável que se conhece. É usado principalmente como reserva de valor. No entanto, o ouro tem vários significados industriais modernos. Pode ser usado em odontologia e eletrônica.
Adquirindo ouro verdadeiro
Para proteger seu investimento, você deve garantir que está adquirindo ouro verdadeiro. Aqui estão alguns métodos para testar sua autenticidade:
O teste do sol. Examine seu ouro ao sol. O ouro verdadeiro manterá sua cor e brilho sob o sol e na sombra. Se brilhar ao sol, então pode ser um metal diferente que se assemelha ao ouro. Lembre-se de anotar a cor e o brilho da peça antes de fazer o teste de sol, e observe todas as mudanças significativas.
O teste do pino. Submeta o ouro a um teste de alfinete usando um alfinete ou agulha afiada Se quebrar, rachar ou se esfarelar, é um mineral menor. O ouro é maleável, portanto, se a peça sobreviver a uma picada de agulha, pode ser ouro. Lembre-se de que o ouro pode ser dobrado ou amassado, mas não é facilmente quebrado.
O teste de panela. Saiba que o ouro é pesado. É denso, com um metro cúbico pesando 19.300 kg. O teste de panela é ideal para mineradores que estão garimpando ouro. A garimpagem do ouro é feita com o uso de panelas, onde os materiais pesados ficam presos durante a agitação e os mais leves podem derramar da panela. Para fazer o teste da panela, balance a panela para frente e para trás e observe que o ouro verdadeiro ficará parado e não se moverá muito.
O teste magnético. Embora não seja muito definitivo, tente colocar um ímã em contato com a peça "dourada". Se for atraído pelo ímã, pode não ser ouro. No entanto, este teste não garante ouro genuíno se a peça não reagir ao ímã.
O teste de desgaste. Para joias, experimente usá-las por algumas horas. Não é ouro se sua pele ficar um pouco esverdeada. Pode ser outra forma de metal com algum conteúdo de ouro. Além disso, examine as áreas de alta fricção em busca de quaisquer sinais de descoloração. As joias passadas como ouro podem ser banhadas e irão se desgastar com o tempo. Novamente, lembre-se de que, embora a descoloração prove que um item não é ouro, a não descoloração não é uma garantia de que ele seja genuíno.
O teste de cerâmica. Pegue um pedaço de material cerâmico, sem esmalte. Comece a esfregar a peça contra ela. O ouro verdadeiro deixará uma linha dourada, enquanto outros metais deixarão uma linha preta.
O teste do ácido nítrico. Uma vez que este reagente químico é difícil de encontrar, este teste pode ser difícil de experimentar. Isso envolve submeter o "ouro" ao ácido nítrico. Este ácido é altamente corrosivo e pode dissolver metais básicos e prata, mas não ouro. O ouro é insolúvel em ácido nítrico.
Esses são apenas alguns dos muitos testes que podem determinar o ouro genuíno. Mesmo assim, a melhor opção é levar o suspeito "ouro" a um especialista para teste. Joalheiros e especialistas podem realizar testes de ácido mais sofisticados, que podem determinar o valor exato e o teor de ouro de um item de ouro.