O ouro tolo é um mineral que se parece com ouro, mas tem propriedades distintas que podem ajudar a distingui-lo facilmente do ouro verdadeiro. O termo "ouro de tolo" vem dos tempos da Corrida do Ouro, quando os mineiros e garimpeiros pensavam que haviam encontrado ouro durante a prospecção, mas o que realmente encontraram foi pirita de ferro ou ouro de tolo, como veio a ser conhecido mais tarde. Apesar das semelhanças superficiais na aparência, é muito fácil identificar um do outro com a ajuda de alguns testes. Para descobrir quais métodos podem ser usados para distinguir a coisa real do impostor, leia as etapas descritas abaixo.
Passo 1
Cor. Piritas ou ouro de tolo tem uma cor amarelo mais claro com um brilho metálico distinto. O ouro verdadeiro, por outro lado, tem uma aparência mais prateada, dando ao ouro um brilho opaco.
Passo 2
Odor. A pirita de ferro possui um forte componente de enxofre que lhe confere o cheiro típico de ovo podre. O ouro não possui enxofre e, portanto, torna-se fácil de identificar.
Etapa 3
Atração magnética. Use um ímã para testar a diferença entre ouro verdadeiro e pirita. O ouro puro não contém ferro, enquanto a pirita, sim. Conseqüentemente, um ímã não terá impacto sobre o ouro real, enquanto um pedaço de pirita será atraído por um ímã, pois ele contém ferro.
Passo 4
Dureza. O ouro tem uma contagem baixa de dureza quando comparado com o ouro de tolo. Para verificar se a peça que você possui é real ou não, use qualquer objeto de metal, feito de cobre ou aço. Use a peça mineral para arranhar o objeto de cobre. O ouro, por ser mais macio que o cobre, não deixará nenhum arranhão, ao passo que o ouro do tolo deixará um arranhão no objeto, pois a pirita é um metal mais duro que o cobre. Se você usar aço para testar a diferença, um mineral mais duro como a pirita acenderá uma faísca, mas o ouro puro, sendo mais macio, também é maleável e amolecerá e dobrará quando colidido com o aço.
Etapa 5
Conteúdo em pó. Quando um mineral é esfregado contra porcelana branca dura, ele deixa um resíduo de cor pulverulenta que pode ser usado para identificar o mineral. No caso do ouro verdadeiro, ele deixará um resíduo amarelado puro, enquanto o ouro do tolo deixará um resíduo preto-esverdeado por causa do teor de ferro e enxofre.
Etapa 6
Forma. Pepitas de ouro do tolo são geralmente encontradas em formas cúbicas ou octaedro; o ouro tende a ser encontrado em folhas ou barras retangulares.
Com os seis testes acima, o trabalho de distinguir ouro puro de ouro de tolo torna-se muito fácil. Além do mais, você não precisa realizar testes complexos para saber a diferença.