Você já recebeu alguma notificação dos tribunais dizendo que eles irão implementar penhoras salariais em seu contracheque? O que isso realmente significa? A penhora de salários na verdade se refere a uma ação legal pela qual frações da dívida que você deve a seus credores são deduzidas de seu salário. A lei exige que seu empregador envie uma quantia significativa de seu salário diretamente aos credores para compensar sua dívida. Se você tiver dúvidas sobre como obter essa ordem judicial temida no futuro, aqui estão algumas medidas que você deve ter em mente ao lidar com as penhoras salariais.
Pague se possível. Sempre se diz que um grama de prevenção é melhor do que meio quilo de cura. A mesma coisa se aplica às suas dívidas; seria amigável pagá-los quando você tiver os recursos do que esperar que os credores entrem em ação judicial para forçá-lo a uma indenização. Haverá momentos em que mesmo raspar o fundo do barril não será suficiente para pagar suas dívidas. Com essa situação difícil, você pode considerar pedir emprestado a seus parentes ou amigos próximos. A ideia de pagar uma dívida com dinheiro emprestado pode parecer estranha, no entanto, se você conseguir melhores condições de pagamento de seus parentes ou amigos, então pode ser menos oneroso se você seguir este caminho em comparação com os juros, sem mencionar as penalidades do empréstimo.
Tente fazer arranjos. Como diz a frase, "A comunicação ultrapassa todos os limites", isso também pode ser verdadeiro ao lidar com sua situação difícil. Seria melhor se você tentasse descobrir alguma forma de esquema de pagamento para suas dívidas com seus credores. Você também pode pedir uma reestruturação de suas dívidas para tornar os pagamentos mais administráveis de sua parte. Quando você abre as linhas de comunicação, isso envia um sinal aos credores de que você está fazendo algo para devolvê-los como tal; será mais provável que seja mais fácil para você quando solicitar um acordo extrajudicial.
Consolidação de débito. Existem consultores financeiros que podem ajudá-lo a consolidar suas dívidas. Eles negociam com seus credores para você, onde podem arranjar um método de pagamento pelo qual uma dedução mensal única será distribuída entre todos os credores.
Reivindicar isenções. Quando os tribunais implementam a penhora de salários e você acha que é muito, você sempre pode apelar aos tribunais para uma isenção de reivindicação. É quando a penhora obtém tanto do seu salário que agora o impede de compensar as necessidades básicas, como alimentação, contas de serviços públicos, despesas médicas e assim por diante. Você deve apresentar prova documental de sua atual condição de vida e situação financeira antes que o tribunal possa aprovar qualquer decisão amigável sobre o caso.
Falência. Quando você está de costas para a parede, a última opção restante seria declarar falência. Embora todas as ações judiciais contra você por parte dos credores sejam paralisadas, isso também manchará seus registros de crédito e poderá levar mais tempo antes que você possa recuperá-los. Seguir por este caminho pode nem sempre ser a escolha certa, entretanto, pode chegar um momento em que esta pode ser a única escolha que você tem.
A provação de passar por uma situação difícil, como um enfeite de salário, pode ser opressora. Na maioria das vezes, isso drenará seu orçamento e afetará sua condição de vida diária. Seria melhor se você pudesse refletir primeiro, pois é do seu interesse se você pudesse ficar longe dos apuros da penhora de salários.