Conseguir um empréstimo bancário é difícil. Há uma grande quantidade de documentação e procedimentos a serem concluídos e, acima de tudo, você também pode precisar de um co-signatário para o seu empréstimo. Você pode precisar de um co-signatário se seu histórico de crédito for afetado por inadimplências anteriores ou se você for um estudante sem fonte direta de renda.
Um co-signatário assume uma grande responsabilidade e uma boa quantidade de risco, quando ele / ela assina um empréstimo. O co-signatário garante à instituição financeira que o mutuário fará os pagamentos conforme acordado em seu empréstimo e que o co-signatário concorda em assumir a responsabilidade de efetuar os reembolsos caso o devedor não cumpra o seu pagamento. O co-signatário, portanto, é conjunta e igualmente responsável pelos reembolsos do empréstimo, como o tomador principal.
Considerando o acima, não é surpreendente que encontrar co-signatários seja difícil. Onde você procura um co-signatário?
Um co-signatário deve:
Seja alguém em quem você pode confiar e
Ter pelo menos dois ou mais anos de histórico de crédito.
Tenha um bom histórico de crédito e nenhuma observação depreciativa em seu histórico de crédito.
Seja responsável e pague suas próprias contas dentro do prazo
Estar devidamente empregado ou com renda suficiente para cumprir os compromissos de empréstimo.
Abaixo estão algumas dicas que podem ajudar quando você deseja localizar um co-signatário para o seu empréstimo:
Olhe primeiro entre a família - Haverá membros da família que conhecem você, suas capacidades e sua integridade. Eles estarão lá para ajudá-lo com o seu pedido de empréstimo.
Cheques com amigos - Aqueles que estão próximos de você depois da família, são seus amigos. Eles também saberão sobre seu caráter e sua capacidade.
Se você estiver empregado, pergunte ao seu superior - Seu chefe já conhece você no trabalho e suas responsabilidades, ética de trabalho, etc. Sua boa opinião sobre você pode apoiar a decisão de co-assinar.
Você também pode verificar com um colega respeitado e confiável, pois a interação no local de trabalho dará a esse colega uma impressão favorável e forte o suficiente para co-assinar.
Passos para convencer um potencial co-signatário:
1. Faça um gráfico de um plano de reembolso para o montante do empréstimo, mostrando como e onde o dinheiro para o reembolso será garantido. Isso vai inspirar confiança no co-signatário.
2. Mostre uma justificativa clara para o seu empréstimo - se for para comprar um artigo, ilustre claramente porque você precisa dele, se houver um benefício decorrente dele, o benefício pode ajudar no reembolso ou não.
3. Se houver qualquer benefício para o co-signatário de alguma forma com o empréstimo, certifique-se de que o co-signatário veja isso claramente em suas explicações.
4. Assegure ao co-signatário que a responsabilidade pela co-assinatura não é para sempre, ou seja, alguns empréstimos liberam o co-signatário de sua responsabilidade quando o mutuário principal exibe comportamento de crédito bom e suficiente.
5. Você também pode redigir um contrato pessoal entre você e o co-signatário, que tranquilizará e mostrará ao co-signatário o seu compromisso com o empréstimo.
6. Esclareça quaisquer dúvidas ou questões que o co-signatário possa ter sobre o plano de reembolso, sobre a necessidade de um empréstimo, etc.
Informe o co-signatário sobre a aprovação do empréstimo e como você o utilizou para o fim decidido.
Mantenha o co-signatário informado de seus reembolsos e esteja em contato para que o co-signatário não se perturbe, que após obter o empréstimo você desapareceu.
Para empréstimos em que o co-signatário é liberado de suas obrigações após o prazo prescrito e demonstração de solvabilidade por parte do mutuário, encontre-se pessoalmente e avise o co-signatário. Expresse sua gratidão por essa ajuda em suas finanças.
Tomar um empréstimo e garantir o seu reembolso é uma grande responsabilidade. O co-signatário facilita a obtenção de um empréstimo e também ajuda a construir o seu histórico de crédito. Da mesma forma, seu comportamento de crédito neste empréstimo afetará os registros de crédito de seu co-signatário. Quando uma pessoa concorda em ser seu co-signatário e assume um risco adicional, reconheça sua contribuição e disposição. Retribua a gentileza deles garantindo pagamentos imediatos e regulares do seu empréstimo, melhorando também a classificação de crédito deles.