Como se inscrever em um programa de gestão da dívida?
Carlos Wilson Loureiro
• 5 min de leitura
Tomar a decisão de se inscrever em um programa de gestão da dívida exige muito pensamento. Existem inúmeras organizações com o rótulo de gerenciamento de dívidas, então você vai querer fazer sua lição de casa para garantir que está escolhendo o programa certo para você.
Programa de gestão de dívidas
É importante trabalhar com alguém com quem você se sinta confortável. Um programa de gestão da dívida é uma opção muito boa para pessoas que sentem que não estão chegando a lugar nenhum ou que estão se afogando em dívidas. Se você estiver perto de ir à falência, considere, em vez disso, a gestão da dívida. O mesmo pode ser dito sobre as pessoas que estão considerando a consolidação.
Embora a consolidação mova sua dívida, ela não garante que você se livrará dela. Com um programa de gerenciamento de dívidas, você tem a capacidade de pagar um pagamento e permitir que seu gerente de dívidas pague as inúmeras contas que você tinha antes. Isso funciona a seu favor porque seu conselheiro fala com as empresas de cartão de crédito em seu nome e tem a capacidade de reduzir ou reduzir drasticamente as taxas de juros. Um dos principais motivos pelos quais as pessoas não conseguem pagar seus cartões de crédito é o aumento das taxas de juros, de modo que só isso pode reduzir milhares de dívidas.
Se você considerou suas opções e está procurando um programa de gerenciamento de dívidas, as etapas a seguir explicarão o processo de inscrição em um programa de gerenciamento de dívidas.
Solicite uma consulta gratuita - A primeira coisa que você fará em sua busca para aderir a um programa de gestão da dívida será solicitar uma consulta gratuita. Durante esta consulta, você terá a chance de falar sobre todas as suas dívidas. Se estiver fazendo isso por telefone, você deve ter todas as suas contas por perto ou levá-las com você. O conselheiro de dívidas precisará saber a quem você deve, quanto deve e as taxas de juros de suas contas.
Embora possam precisar de mais informações, cada empresa é diferente. Isso significa que haverá pequenas variações nas informações que eles solicitarão que você forneça. Você terá a chance de falar com o conselheiro e aprender suas opções. Caso você não se sinta confortável, a consulta é gratuita, e você não precisa assinar nada ou se comprometer de forma alguma. Se você perceber que não é adequado para aquela organização em particular, você sempre pode mudar de ideia e procurar outra empresa. Você nunca deve assinar nada se tiver dúvidas.
Discuta suas opções em detalhes - Se você tem certeza de que deseja assinar com uma determinada empresa, começará a discutir sua situação financeira com mais detalhes. Você pode descobrir que precisa de aconselhamento mais do que de gerenciamento de dívidas padrão. Aconselhamento de crédito, em que o conselheiro o ajuda a aprender a parar de gastar ou a gastar de maneira mais sensata, pode ser tudo de que você precisa. Este será o momento em que você tomará essa decisão e verá se o programa de gestão da dívida será benéfico para você.
Tomando a decisão e determinando um pagamento - Depois de decidir se um programa de gerenciamento de dívida padrão é adequado para você, seu conselheiro poderá fornecer uma estimativa de seu pagamento mensal que deve ser muito menor do que o que você está acostumado a pagar. Isso lhe dará a opção de pagar uma quantia adicional, se desejar, ou de gastar o dinheiro extra de outras maneiras. De qualquer forma, seu conselheiro de dívidas poderá fornecer um preço mensal para suas contas e uma data em que você será pago se estiver pagando em dia todos os meses.
Assinatura do contrato - Depois de determinar os termos que você pode pagar, um contrato será redigido para você assinar. Este contrato explicará quando você deve pagar suas contas, como deve pagá-las e informações sobre multas por atraso e informações de reembolso. É importante que você leia este contrato antes de assiná-lo. Você precisa entender tudo no contrato antes de apenas assinar seu nome e concordar com algo que você não entende totalmente.
Comece os pagamentos - depois de ter assinado o seu contrato, o seu conselheiro de dívidas irá informá-lo sobre os pagamentos. Algumas firmas de gestão de dívidas permitem que você pague pela Internet e outras lhe enviam um livro de pagamento e exigem um cheque ou ordem de pagamento como pagamento. De qualquer forma, é imperativo que você faça cada pagamento conforme acordado. Se você tinha crédito ruim antes de ingressar em uma empresa de gestão de dívidas, isso ajudará consideravelmente em sua pontuação de crédito, pois sua dívida começa a diminuir.
Para uma pessoa que tem mais dívidas do que pode suportar, uma empresa de gestão de dívidas pode ser um salva-vidas. Certifique-se de fazer sua lição de casa e escolher uma empresa confiável em que você possa confiar. Se você não está familiarizado com uma empresa, consulte o Better Business Bureau ou pergunte a amigos e familiares que têm experiência com empresas de gestão de dívidas sobre suas experiências.
Dicas rápidas:
Se você está procurando empresas de gestão de dívidas de boa reputação, a moneymanagement.org pode ajudar.
Embora você possa consolidar por meio de seu banco, isso não é gerenciamento de dívida. Se a gestão da dívida não for uma boa opção para você, a consolidação pode funcionar melhor.