Mesmo um pequeno erro em seu relatório de crédito pode impedi-lo de obter uma boa taxa de juros em uma linha de crédito. É vital manter o melhor crédito possível. Mas você sabia que até 70% dos relatórios de crédito contêm erros? As três principais agências de crédito são responsáveis por manter o controle de seu histórico de crédito. Como eles têm milhões de relatórios para monitorar, eles não podem se preocupar em garantir que cada relatório seja 100% preciso. Esse trabalho é com você. Então, quais etapas você precisa seguir para garantir que seus relatórios de crédito sejam os melhores possíveis?
Passo 1
Verifique um relatório a cada 4 meses para localizar quaisquer erros. Este é um passo importante. Você tem direito por lei a um relatório gratuito de cada uma das três agências de crédito a cada ano. Tire vantagem disso. Lembre-se de que uma agência pode cometer um erro, enquanto as outras duas não, portanto, fique atento. Se você encontrar um erro em um, então deve pedir aos outros dois para ter certeza de que o mesmo erro não está nos outros.
Passo 2
Escreva para o bureau quando um erro for encontrado, não ligue primeiro. Por que você não deveria ligar primeiro? Porque quando você liga, você não tem nenhuma prova de que entrou em contato com o bureau, o que é importante se você, na pior das hipóteses, tiver que levar o erro ao tribunal. Dirija a carta a um executivo da empresa, não ao bureau em geral. Na carta, anexe uma cópia do seu relatório e destaque os erros. Forneça a eles todas as suas informações de contato, incluindo seu nome completo, endereço, informações de contato e número do seguro social. Torne o mais fácil possível para eles ajudá-lo.
Etapa 3
Lembre às agências o que elas são obrigadas a fazer por lei. O Fair Credit Reporting Act exige que Equifax, Transunion e Experian investiguem todas as discrepâncias relatadas pelos consumidores, incluindo:
Compras feitas por outra pessoa.
Preços nas contas que não correspondem aos seus registros.
Cobranças por produtos ou serviços que você nunca recebeu.
O Fair Credit Reporting Act exige que qualquer transação que não possa ser comprovada em 30 dias seja removida.
Passo 4
Mantenha a calma e seja profissional ao fazer uma ligação. É provável que corrigir seu histórico de crédito seja uma dor de cabeça. A única carta provavelmente não será o fim de seu problema de crédito. Esteja preparado para fazer uma série de ligações para agências de crédito e outras instituições financeiras. Essas ligações podem ser frustrantes, mas uma atitude calma e diplomática o levará muito mais longe do que gritar e berrar.
Anote tudo o que acontece e obtenha confirmação. Por quê? No caso de você ter que ir ao tribunal. Isso é improvável, mas acontece. Quando você obtiver garantia verbal de que uma agência tomará providências, tente fazer com que eles enviem a você uma confirmação por escrito de que têm, ou farão, o que disseram.
Etapa 6
Chame um advogado apenas como último resultado. Ninguém quer se envolver em uma batalha judicial, mas se um erro não corrigido for uma grande mancha em seu relatório, essa etapa deve ser tomada. Um advogado o ajudará a tomar as medidas necessárias se as etapas acima não corrigirem o erro.
Tomar decisões financeiras sábias e pagar todas as suas contas são etapas que você pode seguir para manter seus relatórios de crédito disponíveis. Mas um bureau pode facilmente cometer um erro. Faça sua parte para detectar esses erros o mais rápido possível. Quanto mais cedo você detectá-los, maior a probabilidade de os erros serem corrigidos.
Jason Kay recomenda que você aprenda mais sobre como reparar seu crédito em DebtSecret.net. Obtenha um relatório de crédito gratuito em Freecreditreport.com.