Se você sente que suas finanças estão fora de controle, você não está sozinho. Dívidas de crédito, hipotecas, empréstimos estudantis, pagamentos de automóveis: tudo isso para muitos de nós. Às vezes, descobrir como subtrair de sua dívida total, em vez de aumentá-la, é difícil. Às vezes, a liquidação de dívidas requer a ajuda de um especialista. O aconselhamento de dívidas é uma forma de obter essa ajuda. Aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre o aconselhamento de dívidas.
Perceba que o aconselhamento é tão bom quanto o conselheiro. Ao começar sua busca por um programa de aconselhamento de dívidas, procurando online, nas páginas amarelas, perguntando a amigos ou colegas, você aprenderá rapidamente que não há falta de opções. Existem muitos, muitos serviços de aconselhamento sobre dívidas. É por isso que é tão importante fazer sua lição de casa e escolher um conselheiro confiável. Caso contrário, você pode acabar desperdiçando seu tempo e dinheiro. O ideal é que um conselheiro de dívida analise sua situação individual e ajude a elaborar um plano para livrá-lo de seu aperto financeiro. Porém, cada vez mais, agências e agentes de aconselhamento de má reputação não estão ajudando os clientes e estão mais interessados em cobrar seus honorários. Com o "cuidado do comprador" em mente, há algumas coisas a serem verificadas quando você procura um conselheiro de dívidas. Verifique a reputação do serviço de aconselhamento com o procurador-geral do seu estado e / ou o Better Business Bureau local. Verifique se a agência ou indivíduo é credenciado por uma organização respeitável que possui altos padrões de "melhores práticas" (para mais informações sobre credenciamento e melhores práticas, consulte o link para a National Foundation for Credit Counseling). Certifique-se de que a agência está oferecendo serviços individualizados e não apenas impingindo "planos de gestão da dívida"para todos. * Aconselhamento de crédito (educação sobre poupança, gastos, orçamento, etc.) também deve ser incluído no aconselhamento sobre dívidas que você recebe. Um último e importante aviso que tenho visto em muitos lugares: não se deixe enganar pelo termo "sem fins lucrativos". Qualquer um pode dizer que não tem fins lucrativos; isso não significa que ele não queira lucrar com você ou que saiba o que está fazendo.
Diga a verdade, toda a verdade e nada além da verdade. Algumas pessoas são muito abertas sobre suas dívidas e seu estresse financeiro. Outros têm vergonha de quanto devem, de como entraram no buraco e de como se sentem impotentes. Se você for o último, tente deixar de lado suas apreensões ao falar com seu conselheiro de dívidas. Se você não fornecer à conselheira uma imagem precisa do seu problema, como ela pode realmente ajudá-lo? Vá para as sessões abertas para fornecer à conselheira todas as informações que ela solicitar sobre coisas como dívida total, renda, como você gasta dinheiro, seja o que for. É como ir ao médico, de certa forma - se você não contar a eles os verdadeiros sintomas, eles não poderão curar o que está errado.
Aprenda conforme você avança. Conforme mencionado, parte da gestão da dívida deve ser aconselhamento de crédito - educação em coisas como poupança, gastos, dívida e alívio da dívida, por exemplo. Se você acha que tem um bom entendimento de todas essas coisas, mantenha a mente aberta e veja o que você pode aprender de qualquer maneira. Se você não tem noção de finanças, há ainda mais razões para tentar aprender ao receber aconselhamento.
Seja paciente. Às vezes, quando as pessoas procuram ajuda para um problema, elas acreditam que uma solução se apresentará em um período de tempo irreal. Assim como consultar um médico não vai curar sua perna quebrada da noite para o dia, procurar aconselhamento sobre dívidas não resultará em você ficar imediatamente sem dívidas. Em vez disso, você terá alguém para ajudá-lo a lidar com credores, pagamentos e ajudá-lo a encontrar o caminho financeiro certo para o futuro. Se um conselheiro de dívidas lhe oferecer um esquema de "sair da dívida rápido", você deve procurar outro conselheiro. Demorou para você se endividar; vai demorar para você sair.
Eles dizem que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Estar endividado parece ser a fonte do estresse diário de muitas pessoas. Se suas dívidas estão além do que você pode lidar sozinho, por que não procurar um conselheiro de dívidas respeitável e útil e parar de tentar arcar com o fardo sozinho? Às vezes, a coisa mais inteligente que uma pessoa pode fazer é admitir que não tem todas as respostas de que precisa. Com ajuda, você pode estar no caminho para um futuro financeiro mais tranquilo, com muito menos estresse. E, com sorte, muito menos dívidas.
* Plano de gestão da dívida: um plano de pagamento da dívida negociado pelo conselheiro da dívida com o objetivo de saldar dívidas "não garantidas", como cartões de crédito, por meio de um depósito que você faz com o conselheiro, que então distribui o dinheiro aos seus credores.
Dicas rápidas:
Um rótulo de organização sem fins lucrativos não é suficiente; Faça uma pesquisa completa sobre qualquer conselheiro antes de se inscrever.
Seja honesto sobre sua dívida para que possa obter um aconselhamento que realmente o ajudará.