A gestão da dívida internacional apresenta muitas armadilhas. Cada país tem sua própria política, economia e leis tributárias a serem levadas em consideração na tomada de decisões.
Para um investidor individual, comprar fundos mútuos ou fundos negociados em bolsa para investir em dívida estrangeira pode ser a melhor aposta, pois a maioria dos investidores está mal equipada para lidar pessoalmente com os mercados de títulos estrangeiros e as questões cambiais.
Paridade da taxa de juros
Uma coisa a lembrar é que altas taxas de juros sobre a dívida externa geralmente significam alta inflação; se um país tiver taxas de juros mais altas do que em seu país de origem, a moeda do país tenderá a cair em valor em uma porcentagem igual à diferença entre as taxas de juros. Paridade da taxa de juros é o termo econômico internacional para isso; por exemplo, se as taxas de juros dos EUA estão em 1% e as taxas de juros britânicas estão em 4%, podemos esperar que a libra caia 3% ao ano em relação ao dólar dos EUA. Isso reduzirá o valor de seus títulos de dívida; o que você ganhará em juros extras, perderá no valor de seu principal.
Você pode proteger os riscos da taxa de câmbio da dívida internacional usando contratos de futuros. No entanto, os contratos futuros serão precificados usando esse conceito de paridade de taxa de juros. Se a libra vale 1,10€ hoje, um contrato futuro para um ano a partir de agora teria o preço da libra em cerca de 1,10€ para refletir a diferença de 3%. Além disso, os contratos futuros exigem grandes depósitos para garantir que você fará o bem do seu lado da negociação.
Contratos de futuros especializados
Se você está procurando travar o valor de seus juros e principal em sua dívida internacional, você pode considerar um contrato a termo; são contratos de futuros especializados feitos geralmente por meio de seu banco e podem ser personalizados de acordo com o tempo e o valor necessários. Como o seu banco já tem uma grande parte do seu dinheiro em mãos, eles não precisam se preocupar com depósitos. No entanto, por ser customizado, um contrato a termo é mais caro.
Você precisará encontrar um corretor para fazer as negociações de títulos; nem todo corretor está posicionado para negociar títulos no exterior. Sempre que possível, tente encontrar um corretor de descontos, pois, se você quiser pagar por experiência em negociação de títulos, terá optado por fundos mútuos.
Por último, você vai querer acompanhar a política dos países em que está investindo. Se um país começar a ter um grande déficit, isso pode ser inflacionário e causar um golpe duplo em seu investimento devido à inflação e às mudanças nas taxas de câmbio.