O processo básico - Estágio 1 A primeira coisa que você precisa fazer é subdividir o problema. Você não vai simplesmente girar o cubo algumas vezes e descobrir que está resolvido (a menos que já esteja quase resolvido). A maneira como aprendi a fazer isso originalmente foi resolvendo a camada superior primeiro. As imagens a seguir irão mostrar um exemplo disso (as imagens mostram exatamente o mesmo cubo de 2 pontos de vista diferentes):
Observe que resolver uma camada superior deve ser muito fácil, mesmo para um iniciante. Resolva primeiro as arestas e depois os cantos. Aqui estão algumas rotinas que você pode usar para ajudá-lo a resolver a camada superior:
Se você está tentando resolver a camada superior primeiro, a primeira coisa que você precisa fazer é decidir a cor que terá na parte superior. Ao começar, é mais fácil sempre ter uma cor específica no topo. Isso tornará o reconhecimento de padrões mais fácil para você. A primeira coisa que você precisa fazer é colocar as bordas no lugar. Em outras palavras, geralmente coloco a borda branco-laranja, a borda branco-verde, a borda branco-vermelha e a borda branco-amarela. Isso é muito simples de fazer.
Colocar as arestas no lugar pode ser feito com manipulações muito simples do cubo. O movimento que você está usando depende da situação que você tem. Os primeiros dois exemplos abaixo são bastante simples. O terceiro exemplo é um pouco mais complexo porque queremos colocar a aresta vermelha e branca no lugar certo, mas já temos todas as outras arestas no lugar, então precisamos colocar a aresta vermelha e branca no lugar sem incomodar os outros.
Quando terminar, certifique-se de que todas as arestas estão exatamente no lugar e na rotação corretas. Então você pode trabalhar nos cantos. Em todas as sequências de exemplo abaixo, você tem certas peças na superfície superior, a branca, que já está resolvida, e você está tentando colocar as peças dos cantos no lugar certo.
Aqui estão alguns exemplos de movimentos a serem usados para colocar os cantos no lugar, uma vez que as bordas estejam todas definidas.
Existem mais variantes desses movimentos que você pode aprender com a prática.
Técnicas simples para resolver uma segunda camada Há dois movimentos que provavelmente usarei para resolver a camada intermediária. Eles são o Movimentador de Borda da Mão Direita e o Movimentador de Borda da Mão Esquerda. Para demonstrar esses movimentos, viraremos o cubo, de modo que nossa camada superior resolvida se tornará a camada inferior. Em seguida, esses movimentos, conforme mostrado aqui, o ajudarão a mover as bordas da camada superior para a camada do meio na orientação correta. Aqui estão eles:
Movimentador de borda destro básico
Use o mouse para agarrar o cubo e girá-lo. Três arestas mudaram de localização. Certifique-se de encontrar todos eles. Na primeira animação, as peças que se moveram são a borda amarela-branca, a borda vermelha-branca e a borda amarelo-laranja. Observe como duas arestas da camada superior foram movidas e uma da camada do meio (a amarela-laranja) foi movida.
De particular interesse é que a peça amarelo-esbranquiçada mudou da camada superior para a camada intermediária. Tirar vantagem disso será muito útil para resolver a camada intermediária.
Movimentador de borda canhoto básico
Tal como acontece com o Movimentador de borda da mão direita, 3 peças de borda foram movidas. Mais uma vez, use o mouse para girar o cubo e encontrar todos eles. Usando seu cubo real, certifique-se de fazer cada uma das Sequências Básicas de Movimento acima 3 vezes seguidas para ver o que acontece. Feito corretamente, isso deve levá-lo de volta a um cubo resolvido.
Para ter uma ideia de como usar isso, forneceremos um exemplo de um dos movedores de borda (usaremos o reverso do movedor de borda da mão esquerda) em ação. Observe que a peça que estamos movendo está na parte de trás e é a peça da borda vermelho-verde. Além disso, movemos a camada concluída para a parte inferior para caber na demonstração.
Construir um portfólio de sequências básicas de movimentos para terminar A maneira de resolver esse estágio final é aprendendo as sequências básicas de movimento. Certifique-se de aprender essas sequências usando um cubo completamente resolvido. Será muito difícil recuperar se você estiver trabalhando com um cubo onde você resolveu 2 camadas e tentar ver o que elas fazem. Fazer isso com um cubo resolvido é definitivamente o caminho a percorrer. As Sequências Básicas de Movimentos darão a você 3 habilidades:
- Mudando a posição de 2 cantos
- Gire 2 cantos, sem alterar mais nada
- Movendo e invertendo as arestas em grupos de 3, sem alterar mais nada
Com essas 3 habilidades, você pode resolver qualquer cubo. Então, vamos nos aprofundar e ver os detalhes, mas primeiro vamos começar com algumas definições importantes:
Fora de posição vs. rodado
Para ajudá-lo a visualizar um cubo com peças fora de posição, aqui estão duas fotos de um cubo com peças de canto na posição errada (ambas as fotos mostram o mesmo cubo de ângulos diferentes).
Observe como a peça de canto vermelho-azul-verde está no lugar que pertence à peça vermelho-azul-amarela e vice-versa. Vamos levar isso um pouco mais adiante e ver algumas fotos em que três arestas estão fora de posição (ambas as fotos mostram o mesmo cubo de ângulos diferentes):
Você pode ver que o cubo está completamente resolvido, exceto que existem 3 arestas fora do lugar. Vamos também dar uma olhada em alguns exemplos de peças giradas. Aqui está um exemplo mostrando dois cantos girados (também conhecidos como invertidos) (ambas as imagens mostram o mesmo cubo de ângulos diferentes):
Se você olhar com atenção, verá que a peça laranja-azul-amarelo fica entre os lados laranja, azul e amarelo, mas sua orientação está errada (é girada). O mesmo é verdade para a peça vermelha-azul-amarela. Agora vamos dar uma olhada em algumas peças de aresta giradas (ambas as imagens mostram o mesmo cubo de ângulos diferentes):
Você pode ver que há duas peças da aresta que estão no local certo, mas mais uma vez os 2 lados da aresta não combinam com a peça central correspondente.
Agora que definimos esses termos, vamos passar para a próxima etapa!
Mudando a posição de 2 cantos
Agora mostraremos um método para fazer com que dois cantos troquem de posição. Além de trocar a posição de dois cantos, esse movimento também causará o movimento das bordas na última camada. É por isso que fazemos isso como nosso primeiro passo na última camada. Como ainda não resolvemos as arestas, não nos importamos se elas se movem.
Quando começarmos a trabalhar nas arestas restantes e na orientação (ou rotação) dos cantos, usaremos sequências de movimentos que não afetam nenhuma outra peça do cubo, além daquelas em que estamos trabalhando.
Quando você começar a trabalhar no posicionamento dos cantos, terá 2, 3 ou 4 cantos fora do lugar (ou 0, claro, caso em que você pode pular esta etapa). A melhor maneira de começar é pegar dois dos cantos que pertencem a um lado que estão próximos um do outro (por exemplo, os 2 cantos vermelhos) e movê-los para o lado vermelho. Se você tiver branco no topo, este será o canto amarelo-vermelho-branco e o canto verde-vermelho-branco.
Então você pode ver se o canto amarelo-vermelho-branco está no lado amarelo ou no lado verde. Se estiver no lado verde, os dois cantos serão trocados. Observe que, se os 2 cantos vermelhos estiverem fora do lugar, tente este mesmo exercício com uma das outras cores, amarelo, verde ou laranja.
Se 2 cantos estiverem fora do lugar, você precisará fazer este movimento uma vez para colocar esses 2 cantos no lugar. Se 3 ou 4 cantos estiverem fora do lugar, você precisará usar o movimento duas vezes diferentes para colocar tudo no lugar.
Quando terminar, os cantos podem ser girados para que não pareçam resolvidos ainda, mas você os terá no local certo.
Lars Petrus oferece um método que ele chama de Niklas. Niklas fará com que os 2 cantos mais próximos de você (os fora do lugar na imagem acima) troquem um com o outro, sem alterar a posição dos outros dois cantos. Aqui estão as etapas:
Depois de concluir a sequência de movimentação, estude os resultados. O que você nota sobre os 4 cantos? Os dois da frente trocaram de posições e rodaram. Os dois atrás permaneceram na posição e também rodaram. E quanto às bordas? Nenhum deles girou, mas todos se moveram uma posição para a esquerda. Observe que se você repetir a sequência de Niklas 4 vezes, as bordas voltam para a posição correta.
No entanto, os cantos ainda não estão certos. Mesmo que estejam na posição correta, eles são girados. Se você continuar repetindo a sequência de movimentos de Niklas, levará um total de 12 repetições para voltar à posição resolvida. Existem muitos padrões que você pode vir a reconhecer, se você passar muitas horas com o cubo, e muitos outros movimentos que você pode aprender para tirar vantagem disso, mas por enquanto, o Niklas lhe dá uma maneira de trocar a posição de 2 cantos.
Gire 2 cantos, sem alterar mais nada
Depois de colocar todos os cantos no local correto, você descobrirá que existem 4 cenários possíveis: 2, 3 ou 4 cantos girados incorretamente ou todos os cantos estão corretos. Claro, se todos os cantos estiverem corretos, não precisamos nos preocupar com isso. Para tornar as coisas um pouco mais simples, vamos supor que 2 cantos estão corretos e 2 estão errados, como na imagem a seguir:
Para corrigir isso, oriente o cubo conforme mostrado abaixo e siga a sequência de movimentos passo a passo.
Depois de fazer isso, você terá invertido dois cantos sem alterar a localização de qualquer outra peça. Você deve pegar um cubo completamente resolvido e fazer esta sequência para ver o que ele faz. Depois de fazer isso, repita a mesma sequência exata nos mesmos dois cantos e veja o que acontece. Em seguida, faça isso uma terceira vez e você verá que os dois cantos voltam à posição original. Se você começar com um cubo resolvido e fizer a sequência completa de movimentos 3 vezes, você voltará ao cubo resolvido mais uma vez.
A beleza dessa manobra é que você pode girar a posição de 2 cantos sem alterar mais nada.
Movendo e girando as arestas em grupos de 3, sem alterar mais nada
Agora tudo deve ser feito, exceto algumas arestas. Eles podem ser orientados de várias maneiras diferentes. Mais uma vez, você deve começar com um cubo resolvido para ver o que acontece quando você executa a nova sequência de movimentos abaixo. Existem 3 sequências básicas de movimentos que o levarão até lá.
Já mostramos a você o Movimentador de Borda Esquerdo e o Movimentador de Borda Direita, mas precisamos mostrar a você uma versão modificada deles, além de uma nova Sequência de Movimento Básico. Como antes, repita essas sequências de movimento 3 vezes para ver o que fazem e como movem e giram os cantos.
Observe que o segundo cubo em cada exemplo mostra a mesma sequência de movimento, mas na direção reversa.
- Deslocador de borda destro concluído
A diferença entre este movimento e o Right Handed Edge Mover Basic é que as 3 arestas que estamos movendo estão todas na camada superior. Uma vez que neste estágio temos as outras duas camadas resolvidas, precisamos dessa mudança para poder continuar avançando sem desfazer o trabalho que já fizemos.
- Movimentador da Margem Esquerda Concluído
Esta versão do Left Handed Edge Mover também foi modificada para mover três arestas apenas da camada superior.
- Margem de duas mãos r
Você precisará estudar essas sequências de movimento para aprender qual usar em quais situações. Certifique-se de entender a direção em que as peças se movem e também a natureza de como elas giram em sua orientação. Com isso em mente, você saberá qual sequência de movimentos usar em cada momento.
Depois de entender exatamente o que cada uma dessas sequências faz, você precisará de no máximo 2 dessas sequências de movimento para resolver o cubo quando houver apenas bordas fora do lugar e / ou giradas na camada inferior. No entanto, as sequências de movimento de que você precisa variam dependendo do estado exato em que seu cubo se encontra quando você chega neste estágio.