Viver com uma renda irregular pode ser difícil, especialmente quando você precisa fazer um orçamento para ter certeza de que todas as suas contas serão pagas em dia e que você poderá pagar o custo de vida básico. É possível orçar uma receita irregular, é claro; simplesmente exige um pouco mais de trabalho e um exame mais completo de suas várias contas e despesas para que você possa priorizá-las quando o dinheiro entrar. As etapas a seguir devem ajudá-lo a priorizar suas despesas para que possa definir um orçamento de seu dinheiro, mesmo que nem sempre receba dinheiro na mesma hora todos os meses.
Você deve começar observando os últimos meses e determinando sua renda média mensal, embora sua renda em alguns meses possa ser mais alta do que em outros. Ao tirar a média desses valores, você pode obter uma estimativa aproximada de quanto dinheiro pode ter disponível para você nos próximos meses.
Faça uma lista de quais contas e outras despesas você tem em um mês médio e certifique-se de incluir quanto custa cada uma (ou uma média dos últimos meses se for uma conta ou despesa recorrente). Você também deve anotar a época do mês em que cada uma dessas despesas chega.
Se você tem uma renda semirregular (o que significa que geralmente recebe um certo número de pagamentos ou uma certa quantia de dinheiro a cada mês, mas não necessariamente em uma programação totalmente regular), anote o período de tempo em que normalmente está pago. Se você tem uma renda totalmente irregular (o que significa que você não recebe uma quantia específica a cada mês ou que seus pagamentos ocorrem em momentos aleatórios), examine os últimos meses e crie uma quantia média de dinheiro que você teve para cada semana.
Crie um gráfico que detalha quanto dinheiro (em média) você tem para cada semana de um mês de amostra. Em seguida, você deve começar a adicionar as datas em que recebe suas contas mensais, quando cada uma dessas contas é normalmente devida e também quando você tende a fazer suas compras e outras compras.
Usando este gráfico, compare a quantia média de dinheiro que você tem a cada semana com a quantia de todas as contas que entraram durante esse período. Priorize suas despesas para que contas maiores sejam pagas quando você tiver mais dinheiro e que despesas menores sejam cuidadas posteriormente. Sua renda real provavelmente variará do que está representado no gráfico, mas o dinheiro que chega nas semanas em que sua média seria muito mais baixa pode ser economizado ou usado para despesas na semana seguinte com uma renda média mais alta.
Claro, como acontece com qualquer orçamento, o que você cria aqui deve ser visto apenas como uma diretriz sobre como gastar seu dinheiro para não atrasar em suas contas e outras despesas. Não se estresse se você ultrapassar seu orçamento, especialmente no início... fazer um orçamento com base em uma renda irregular pode levar tempo para se acostumar e pode exigir alguns ajustes em seus planos orçamentários ao longo do caminho. No entanto, se você teve problemas para fazer face às despesas devido a maus hábitos de consumo no passado, mesmo o orçamento mais rudimentar pode ajudá-lo a voltar aos trilhos e a manter as suas finanças verdes.
Dicas rápidas:
Lembre-se de que o gráfico que você cria é simplesmente uma estimativa; não gaste o dinheiro "extra" que você recebe em uma semana de baixa renda sem uma garantia de que sua próxima semana de "alta renda" terá dinheiro suficiente para cobrir suas despesas.
Não se esqueça de incluir alimentação, despesas de custo de vida e despesas anuais, como impostos de propriedade e adesivos da cidade em seus cálculos.