Nada é pior do que sentir que acumulou mais dívidas no cartão de crédito do que pode suportar. E, de forma realista, quase qualquer quantia de dívida pode rapidamente se tornar muito para administrar, graças às altas taxas de juros que a maioria das dívidas rotativas acarreta. Por esse motivo, muitas pessoas decidem consolidar a dívida do cartão de crédito.
Por que consolidar sua dívida de cartão de crédito?
A única razão para consolidar sua dívida de cartão de crédito é porque você quer sair dela - e, realisticamente, quem não quer? No entanto, se você não mantiver essa meta em mente, poderá facilmente tomar uma decisão que custará mais caro no longo prazo ou até mesmo colocará em risco sua pontuação de crédito. Portanto, lembre-se, ao consolidar sua dívida de cartão de crédito, certifique-se de que cada movimento que você fizer resultará em menos juros e taxas e / ou um período de pagamento mais curto.
Consolide a dívida do cartão de crédito em outro cartão
Talvez a maneira mais comum de consolidar dívidas de cartão de crédito seja transferir todos os seus saldos para o mesmo cartão. Se você for como a maioria das pessoas, provavelmente receberá ofertas de cartão de crédito pelo correio regularmente. Nesse método de consolidação de dívidas de cartão de crédito, a ideia é encontrar uma oferta de cartão de crédito com um negócio melhor do que o que você está fazendo e movimentar seus saldos para aproveitar as taxas e taxas mais baixas.
O que observar
Consolidar a dívida do cartão de crédito em outro cartão só é uma boa ideia se o novo cartão for realmente um negócio melhor do que você já tem. Se você não tomar cuidado, pode acabar se custando mais dinheiro ou até mesmo destruir sua classificação de crédito. Para se certificar de que você não acabará em uma situação pior do que antes, você precisará:
Descubra quanto tempo durará a taxa introdutória. A maioria dos novos cartões de crédito oferece taxas super baixas em grande quantidade, na esperança de que você não procure mais. No entanto, geralmente essas taxas de "provocação" duram apenas um curto período de tempo. Além disso, se você ultrapassar seu limite de crédito ou atrasar o pagamento, poderá perder seu negócio inicial. Certifique-se de saber quanto tempo durarão as taxas introdutórias e o que você terá que fazer para mantê-las.
Certifique-se de que a taxa introdutória se aplique às transferências de saldo. Muitos cartões oferecem uma taxa de teaser diferente para novas compras do que para transferências de saldo. Certifique-se de que está avaliando a taxa correta ao tomar sua decisão.
Descubra as taxas de juros normais e compare-as com o que você já está pagando. Não tome sua decisão com base apenas nas taxas do teaser, especialmente se elas não durarem para sempre - o que, na maioria dos casos, não dura. A menos que seja viável pagar todo o saldo durante o período introdutório, você precisará garantir que as taxas normais também sejam um negócio melhor do que seus cartões atuais.
Descubra se o cartão tem uma taxa anual. Muitas vezes, os cartões compensam as taxas de juros mais baixas cobrando uma taxa anual. Leve essas taxas em consideração ao determinar se o novo cartão realmente oferece um negócio melhor.
Descubra se será cobrada uma taxa de transferência de saldo. A maioria dos cartões aplica uma taxa a todas as transferências - a única questão é: quanto. As taxas de transferência de saldo são frequentemente declaradas como uma porcentagem da transferência total, embora alguns cartões limitem essas taxas para que não ultrapassem um determinado valor.
Consolide a dívida do cartão de crédito usando um empréstimo
Outra abordagem para consolidar dívidas de cartão de crédito é obter um empréstimo no valor da dívida rotativa. Os empréstimos de consolidação de dívidas são úteis porque você pode distribuir os pagamentos por um período mais longo, reduzindo o valor do pagamento. Além disso, como o empréstimo é de um valor específico e se estende por um período de tempo específico, os pagamentos serão os mesmos todos os meses, tornando mais fácil para você fazer um orçamento para eles.
As vantagens de um empréstimo - taxas de juros mais baixas e valores fixos de pagamento - o tornam uma opção atraente para quem deseja consolidar dívidas de cartão de crédito. No entanto, um empréstimo também se estende por vários anos, o que pode significar que pode demorar mais para sair de suas dívidas. Para ter certeza de tomar a melhor decisão para sua situação financeira e sua pontuação de crédito, você deve se certificar de:
Descubra quais serão suas taxas de juros. Provavelmente, suas taxas de juros serão mais baixas do que as dos cartões de crédito, mas você precisa saber especificamente quanto mais baixas.
Descubra qual será a duração do empréstimo. Às vezes, você pode escolher isso sozinho. Idealmente, você deve escolher o prazo mais curto no qual pode arcar com os pagamentos, pois quanto mais cedo você sair de suas dívidas, melhor.
Compare o total de juros que você pagará ao longo da vida do empréstimo com o valor dos juros que pagará com seus cartões se pagar com a mesma taxa. Embora a taxa seja mais baixa, o prazo do empréstimo também pode ser mais longo do que o necessário. Isso significa que o total de juros do empréstimo pode, na verdade, ser maior do que o total de juros que você pagará nos cartões.
Consolide dívidas de cartão de crédito sem prejudicar sua pontuação de crédito
Se não for feito corretamente, consolidar a dívida do cartão de crédito pode realmente causar mais danos à sua pontuação de crédito. Para colocar sua dívida sob controle e manter ou melhorar sua pontuação de crédito, certifique-se de:
Mantenha sua dívida rotativa em, no máximo, 50% do seu crédito disponível. Se você consolidar sua dívida de cartão de crédito em um cartão e cancelar imediatamente todas as contas antigas, poderá prejudicar sua pontuação de crédito, pois isso faz com que pareça que você habitualmente maximiza seu crédito disponível. Em vez disso, mantenha linhas de crédito suficientes abertas para equilibrar o valor de sua dívida - e então não cobre mais nada.
Mantenha de dois a quatro cartões de crédito. Depois de consolidar a dívida do cartão de crédito, escolha alguns cartões para manter e cancele o restante. Certifique-se de manter os cartões mais antigos, especialmente se estiver em dia com o credor, pois eles estabelecem seu histórico de crédito de longo prazo.
Pare de solicitar novas linhas de crédito depois de consolidar sua dívida de cartão de crédito. Não ceda à tentação de continuar procurando um negócio ainda melhor. Em vez disso, escolha um e fique com ele. Se você movimentar muito seu saldo, não apenas acumulará mais dívidas em taxas de transferência de saldo, mas também prejudicará sua pontuação de crédito com cada aplicativo adicional.
Colocando Sua Dívida Sob Controle
É assustador perceber que você está profundamente atolado em dívidas. Se feito corretamente, consolidar a dívida do cartão de crédito pode ajudar, reduzindo o valor pago em juros. No entanto, nunca se esqueça de que o motivo pelo qual você está consolidando sua dívida de cartão de crédito é para ajudá-lo a se livrar das dívidas e sempre certifique-se de que todas as decisões que você toma dão suporte a esse objetivo de alguma forma.