Mais e mais pessoas estão sendo vítimas de golpes online. Esses golpistas on-line estão ficando mais ousados e tecnologicamente proficientes em fazer as pessoas cederem seu dinheiro por meio da presença online fraudulenta, prometendo vender tudo e qualquer coisa que possa atender às necessidades de um comprador específico. Se você foi vítima de um golpe online e deseja receber seu dinheiro de volta, dê uma olhada nas etapas que você pode seguir para que isso aconteça.
Verifique cuidadosamente os extratos bancários e de cartão de crédito para identificar todas as suas compras. É uma boa ideia guardar todos os seus recibos de compra e compará-los com o seu cartão de crédito ou extrato bancário. Caso não receba o item conforme o esperado e após entrar em contato com o vendedor e dado prazo para um novo embarque que não aconteceu, informe imediatamente o banco ou a administradora do cartão de crédito. Forneça a eles uma cópia da declaração em questão.
Reúna toda a documentação necessária - cópia de sua transação online, data e hora e todas as tentativas que você fez para entrar em contato com o vendedor e exigir a entrega do (s) item (ns). Isso será uma prova quando você decidir abrir um processo contra o vendedor. Inclui todas as despesas em que você incorreu ao tentar obter os bens adquiridos.
Entre em contato com o portal de pagamento que você usou para comprar o produto. Pode ser PayPal ou qualquer outro portal de pagamento que o comerciante online utilize. Conte a eles sobre seu problema e pergunte como proceder para fazer uma reclamação para obter seu dinheiro de volta. Liste as instruções que você receberá e siga-as ao pé da letra. Guarde a documentação de tudo o que foi dito, a data e hora em que fez a chamada e o nome da pessoa com quem pôde falar.
Se o vendedor pertencer a um site de leilões online como eBay ou Craigslist, entre em contato com o próprio site de leilões. Eles poderão fornecer informações adicionais sobre o vendedor, sua localização e informações de contato. Documente todas as informações que você recebeu e siga suas instruções. Como é muito difícil provar que você foi vítima de um golpe online, documentar tudo o que acontecerá depois que você fizer a descoberta fornecerá algumas provas de que o golpe realmente ocorreu.
Entre em contato com o lojista por e-mail. Evite contatá-los por telefone ou encontrá-los cara a cara. Os e-mails são provas concretas que você pode usar para promover seu caso.
Relate o incidente às autoridades locais. Eles agora estão mais vigilantes sobre casos como esse e podem ajudá-lo. Pode ser um processo difícil, mas se o comerciante for um infrator reincidente e já houver um arquivo com a agência de aplicação da lei local, será mais fácil localizá-lo.
Verifique com o gabinete do procurador-geral do estado e pergunte como proceder com sua reclamação. Pode levar várias semanas ou meses até que você receba seu dinheiro de volta. Contrate um advogado para ajudá-lo a abrir um processo civil contra a empresa envolvida no golpe online.
Lide apenas com comerciantes online que tenham um histórico comprovado de credibilidade e integridade. Verifique o registro de empresas com o Better Business Bureau. Faça algumas pesquisas sobre os antecedentes da empresa antes de fazer sua compra online para ver se a empresa está estabelecida e tem uma boa posição comercial.