Enquanto estiver em andamento. Claro, o empreiteiro pode ser uma ótima recomendação de um amigo, com seus custos projetados apresentados e, após assinar um contrato conjunto e detalhado, você o contrata para trabalhar em sua casa, mas o que acontece quando eles começam a trabalhar?Como você é o cliente deles, é fundamental que você atue como o supervisor geral do local de trabalho, pois você sempre fica de olho em todas as atividades de construção (e usa uma câmera e um diário para acompanhar o andamento do seu projeto dia após dia), da forma como o carpinteiro prega o rodapé no lugar, como as telhas são colocadas no chão do banheiro, ou como as telhas estão instaladas; se eles tendem a sobrecarregar em termos de materiais e mão de obra, e você vê que eles estão desperdiçando suprimentos devido ao trabalho de má qualidade, você terá que largá-los e escolher outro empreiteiro, não importa o quanto o empreiteiro faça justificativas, contanto que você tenha evidência visível de irregularidades.
Além dos custos de mão-de-obra e material, exija cópias dos recibos obtidos na compra e aquisição dos materiais e compare-os com a lista de materiais realmente usada na construção. Isso é para determinar se o contratante está cobrando por materiais caros, mas está usando materiais abaixo do padrão.
Se você puder ficar de olho no local de trabalho, pode tentar fazer uma contagem física dos materiais em uso e compará-los com a lista de materiais, que deve corresponder; qualquer discrepância em relação aos requisitos reais é um sinal seguro de que parte do volume do material está oculto.