Com fome de frutos do mar? Por que não experimentar vieiras? Mas antes de apreciá-los como sua refeição, você pode querer aprender alguns fatos muito interessantes sobre este bivalve:
O que são vieiras, realmente? As vieiras são bivalves comestíveis que fazem parte da família das ostras e são muito semelhantes às amêijoas. No entanto, têm uma aparência muito distinta: a concha de vieira é muito regular e é um motivo decorativo muito comum. O termo "bordas recortadas" refere-se à aparência da concha da vieira. Além disso, as vieiras são distintas das ostras ou amêijoas porque os músculos que controlam as dobradiças da sua concha (a ponta que permite abrir e fechar) são muito maiores e mais desenvolvidos do que os das ostras ou amêijoas. As vieiras são muito apreciadas como culinária de frutos do mar, tanto em pratos ocidentais quanto orientais.
Parte macia carnuda chamada
Que partes das vieiras são comidas? O que é peculiar sobre as vieiras é que existem dois tipos de carne que você pode obter delas: o músculo da casca branca e carnuda (aquele que controla as dobradiças da casca, como mencionado no número 1) chamado de "vieira", e a vermelha parte carnuda branca e macia chamada "ova". Na Europa, a parte "vieira" é a única que se prepara como prato, enquanto as ovas são descartadas. O tamanho do músculo "vieira" pode ir de cerca de meia polegada de diâmetro (para vieiras colhidas de água doce, também chamadas de vieiras de baía), a cerca de 5 centímetros (para as do mar).
Qual é o sabor das vieiras e como são geralmente preparadas? As vieiras são conhecidas por seu sabor doce e delicado, além de serem muito tenras. Para evitar subjugar o sabor sutil, costumam ser preparados com molhos suaves de creme, queijo ou manteiga. Eles também podem ser empanados, fritos ou servidos com vinho branco leve.
Músculos de dobradiça desenvolvidos
Quais são outros fatos interessantes sobre vieiras? As vieiras são os únicos bivalves migratórios, pois não se fixam em ancoragem permanente como os outros. Eles se movem através da água abrindo e fechando suas conchas (daí seus músculos de dobradiça bem desenvolvidos). Eles são encontrados em todos os oceanos do mundo, e também podem ser encontrados nas águas da baía. As vieiras da água da baía são muito menores do que as vieiras do mar. As vieiras comem plâncton e não conseguem sobreviver fora da água.
Qual é a forma da concha de vieira? A concha de vieira é muito usada em simbolismo e design. O amplamente conhecido símbolo da Shell Oil é, na verdade, uma vieira. A concha também está associada à pintura "O Nascimento de Vênus", que mostra Vênus emergindo de uma concha de vieira. Também é comumente usado no desenho de brasões, e os cruzados da Ordem de São Tiago o usavam como símbolo.
Aí está! Estes são apenas alguns fatos muito interessantes sobre vieiras. Portanto, da próxima vez que você saborear sua refeição de vieiras, terá alguns fatos interessantes para falar com as outras pessoas que comem com você! Boa sorte!