Como escolher um estilo de vida vegetariano consciente?
Sr. Fernando Rocha Filho
• 4 min de leitura
Existem cerca de 10 milhões de europeus vegetarianos hoje. A escolha consciente de não comer carne tem muitos benefícios para a saúde: reduz os níveis de colesterol e pressão arterial, diminui o risco de doenças cardíacas, diabetes, osteoporose e certos tipos de câncer e ajuda na perda de peso. Um estilo de vida vegetariano é realmente mais econômico, uma vez que os vegetais custam menos por quilo em comparação com a carne.
Veja como começar a ter um estilo de vida vegetariano:
Práticas atuais de criação de animais
Determine seu propósito. As pessoas optam por um estilo de vida vegetariano por vários motivos. Alguns fazem isso para melhorar sua saúde. Outros começam por causa de preocupações ambientais. Existem aqueles que evitam a carne porque não concordam com as práticas atuais de criação de animais que dependem fortemente de antibióticos e têm uma aversão moral ao que consideram crueldade contra os animais. Seja qual for o motivo, isso o ajudará a manter o foco em sua escolha de estilo de vida.
Faça sua pesquisa. Aprenda sobre os diferentes benefícios de um estilo de vida vegetariano. Você pode conversar com amigos vegetarianos, perguntar às pessoas no mercado local de alimentos completos, ler livros ou verificar sites como goveg.com. Saiba quais alimentos você deve evitar e substitutos adequados. Aprenda como você pode atender às suas necessidades nutricionais diárias, bem como ao valor nutricional de diferentes frutas e vegetais. Encontre restaurantes vegetarianos em sua vizinhança. Familiarize-se com o mercado de seu fazendeiro local para saber onde obter os melhores produtos.
Deliciosos pratos sem carne
Colete receitas. Existem livros de receitas vegetarianas e também receitas online para ensinar diferentes formas de preparação de alimentos. Ser vegetariano não é apenas comer saladas. Existem muitos pratos deliciosos sem carne, como lasanha de vegetais, moussaka sem carne e uma variedade de ensopados e sopas.
Substituto. Muitos substitutos de carne estão disponíveis nas principais mercearias hoje em dia. Marcas como Boca, Morningstar, Quorn, Schneiders au Natural fazem bacon sem carne, hambúrgueres, nuggets e outras carnes favoritas. Para outras receitas, o tofu é um excelente substituto da carne.
Vá orgânico. O sabor e o conteúdo nutricional de frutas e vegetais orgânicos são muito superiores aos de seus homólogos carregados de pesticidas. Os itens orgânicos não são mais significativamente mais caros do que os produtos regulares devido ao aumento da oferta nos últimos anos.
Faça isso gradualmente. Pode demorar um pouco para acabar com o desejo por carne, então comece a eliminar a carne e os laticínios de sua dieta gradualmente. Comece com um produto de carne por semana. Você pode usar o seu substituto de carne.
Torne a preparação dos alimentos mais simples
Prepare sua cozinha. Arme-se com as ferramentas de que você precisa para simplificar a preparação de alimentos. Você pode decidir comprar um processador de alimentos, pois irá cortar muito. Compre vegetais pré-lavados, pré-cortados e selados a vácuo. Encha sua despensa com os ingredientes de que precisa para não ficar tentada a voltar a comer carne por conveniência.
Beba um suplemento vitamínico. Idealmente, uma dieta balanceada de frutas e vegetais deve suprir todas as suas necessidades nutricionais. Mas, apenas para garantir a segurança, tome um suplemento vitamínico completo, especialmente para atender às necessidades de cálcio e ferro.
Obtenha suporte. Diga à família e aos amigos sobre sua escolha de se tornar vegetariano para que não o pressionem a comer carne. Além disso, é importante informar ao seu médico sobre sua mudança na dieta, especialmente se você tiver problemas de saúde específicos que precisem de monitoramento, como diabetes.
Escolher um estilo de vida vegetariano é um esforço que vale a pena, com uma infinidade de benefícios. Pode não ser fácil no início, pois qualquer mudança é difícil. Mas com as informações certas e a motivação adequada, é possível.