Superando o medo de voar: tratamento para fobia

A melhor maneira de superar o medo de voar é se munir do máximo de conhecimento possível sobre aviões
A melhor maneira de superar o medo de voar é se munir do máximo de conhecimento possível sobre aviões e viagens aéreas.

Aprenda maneiras de ter um voo agradável

Muitos de nós têm medo de dirigir porque o consideramos muito inseguro. Esse medo é considerada legítima porque a alta frequência de acidentes de carro nos diz que não é um risco substancial. Mas o número ultrabaixo de acidentes de avião indicaria para nós que o risco envolvido em viagens aéreas é extremamente mínimo. E mesmo assim o medo persiste, por isso é considerado uma fobia - aviofobia, um medo irracional e muitas vezes requer algum tipo de tratamento.

As estatísticas nos dizem que não devemos temer as viagens aéreas
As estatísticas nos dizem que não devemos temer as viagens aéreas, que é uma das formas mais seguras de viagem já inventadas.

O medo de voar pode causar ataques de pânico, náuseas e até vômitos antecipados. A grande maioria das pessoas que têm esse medo supera-o com sucesso, mas ele não desaparece sem fazer nada. Superá-lo requer um esforço ativo. Ter medo de voar é uma coisa muito real, mas pode ser mudada. Aqui estão algumas dicas:

  1. Anatomia do medo. Pergunte a si mesmo: 'quais são os aspectos de voar que me assustam?' Existem alguns medos elementais potenciais envolvidos nisso:
    • Em uma pequena cabana com pouco espaço para se mover e absolutamente nenhuma opção para sair, não é nenhuma surpresa que a claustrofobia possa ter um papel importante.
    • Para outros, turbulência e sons mecânicos são as fontes do medo, principalmente porque aqueles de nós que não frequentaram a escola de aviação desconhecem as causas dessas coisas. Sem conhecimento, nossa imaginação pode correr solta.
    • A mais de 30.000 metros acima do solo ou do oceano, aqueles com acrofobia (medo de altura) também sofrem.
    • Depois de 91, muitos lutaram contra o medo de outro ataque terrorista aerotransportado.
    • Seu medo também pode ser resultado do conhecimento de que você não está de forma alguma no controle da situação (uma espécie de ansiedade do motorista do banco de trás aumentada exponencialmente). De certa forma, o vôo nos força a enfrentar nossa vulnerabilidade como humanos; como passageiros, nossas vidas estão nas mãos dos pilotos e devemos confiar plenamente na qualidade de uma máquina voadora de fabricação humana. É claro que nos colocamos em situações semelhantes toda vez que andamos de carro ou ônibus, mas a sensação de vulnerabilidade é mais aguda no ar.

    Identificar seus medos específicos permitirá que você supere o medo de voar com mais eficácia.

  2. Eduque-se. A falta de conhecimento ou compreensão muitas vezes nos leva ao medo. Aprender sobre os rigores do vôo de teste, as incontáveis horas de treinamento e os muitos recursos de segurança integrados às aeronaves pode ajudar a aliviar esses sentimentos.
    • Além das estatísticas. As estatísticas nos dizem que não devemos temer as viagens aéreas, que é uma das formas mais seguras de viagem já inventadas. Temos uma chance muito maior de sofrer um acidente de carro do que de um avião (29 vezes maior, para ser específico). Mas as estatísticas sozinhas muitas vezes ajudam muito pouco. Se você me dissesse que tenho uma chance maior de ser atingido por um raio, eu poderia lembrá-lo de que as pessoas são atingidas por um raio. Tecnicamente, é possível que um terrorista passe por todos os pontos de segurança de um aeroporto com um dispositivo explosivo, entrando em um avião com um piloto suicida e uma série de falhas mecânicas - embora as chances sejam absolutamente microscópicas, eu poderia continuar temendo essa convergência de catástrofes, apesar da improbabilidade.

      A melhor maneira de superar o medo de voar é se munir do máximo de conhecimento possível sobre aviões e viagens aéreas. Uma estatística pode ajudá-lo a comparar os riscos, mas nada mais pode fazer do que isso. O conhecimento dos sistemas de backup de um avião, os rigores dos voos de teste, segurança e mecânica podem ajudá-lo a desmistificar a experiência e enfrentar os medos quando estiver a bordo. Arme-se com o máximo de conhecimento possível sobre aviões, controle de tráfego, recursos de segurança e treinamento de pilotos. Você pode encontrar uma grande variedade de recursos educacionais online. Alguns desses sites educacionais são, na verdade, operados pelas próprias companhias aéreas (como no excelente recurso da web da Virgin, Flying without fear.

    • Cursos. Muitos desses e de outros sites oferecem cursos para ajudar. Confira o curso de ajuda Medo de voar, SOAR e a clínica Medo de voar, para citar algumas das possibilidades. Você também pode encontrar livros e vídeos que prometem alcançar os mesmos resultados, embora nem todos sejam igualmente úteis.
  3. Dessensibilização e exposição. É preciso muita força de vontade até mesmo para se aproximar de um aeroporto quando você sofre de medo de voar. Uma forma de aliviar a ansiedade é um processo denominado dessensibilização. Exige que você crie descrições muito elaboradas das situações em que tem medo. Seja o mais específico e gráfico possível. Então, quando o medo estiver presente em sua mente mais uma vez, use técnicas de relaxamento para dissolvê-lo.

    Depois de enfrentá-los por meio da dessensibilização e também obter um conhecimento reconfortante sobre as viagens aéreas, sua etapa final deve ser dar uma nova chance à coisa real. Crie coragem e faça um pequeno vôo com amigos ou familiares que podem confortá-lo. Fortalecido por seu novo conhecimento sobre aviões e aeroportos, você poderá erradicar seu medo de uma vez por todas por meio da exposição.

  4. Apoio, suporte. À medida que você tenta superar o medo de voar, as experiências e a sabedoria de outras pessoas na comunidade são uma grande fonte de apoio e ajuda. Online, você encontrará fóruns dedicados àqueles que temem viagens aéreas e também poderá encontrar grupos de apoio por meio de serviços de aconselhamento locais que podem ajudá-lo a superar seus medos. Ouça os conselhos de pessoas que já estiveram lá. Você pode aprender não apenas com aqueles que conseguiram superá-los, mas também com aqueles que ainda não o fizeram.
  5. Visite um terapeuta. A psicoterapia curou muitas pessoas de uma variedade de fobias, o medo de voar entre elas. Se você tem lutado para superá-lo por conta própria, um terapeuta pode fornecer assistência profissional, bem como oferecer recomendações sobre grupos de apoio locais, cursos e outros recursos.
  6. Medicamento. Se nenhuma quantidade de conhecimento, exposição ou apoio parecer afetar seu medo de voar, pode ser que você receba uma prescrição de medicamentos como uma ferramenta adicional para aliviar a ansiedade. Caso contrário - e desde que você não tenha histórico de alcoolismo - seu médico pode até prescrever que você tome uma bebida alcoólica antes da viagem. Durante o vôo, essas bebidas podem ter consequências inesperadas, mas, ao beber um pré-vôo, você pode se acalmar.

As viagens aéreas têm se tornado cada vez mais importantes em nossa busca por negócios e lazer. Você pode superar seu medo de voar! Conhecimento, experiência, sua dedicação pessoal e o apoio dos colegas podem ajudar.

Artigos relacionados
  1. Como resgatar milhas de passageiro frequente?
  2. Como viajar com seu animal de estimação na estrada aberta?
  3. Como planejar uma viagem aérea internacional?
  4. Como reservar um bilhete de avião para um cão?
  5. Como fazer as malas para um cruzeiro de férias?
  6. Como navegar pelo aeroporto (e linha de segurança do aeroporto)?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail